O tema alfabetização é sempre atual e presente. Diante da importância desse objeto de estudo nos propomos como tese que se encontra em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, trazer à tona a necessidade de garantir a alfabetização na educação infantil com políticas educacionais que tratem do desenvolvimento integral de todas as crianças possibilitando-as a ler o mundo antes da leitura das palavras. As crianças, todas independente de sua situação socioeconômica precisam ter garantidas as condições de seu desenvolvimento integral, cultural, social como sujeitos de direitos. Entre esses direitos está a educação.Portanto, para trabalhar a tese proposta e como ponto de partida para a realização da investigação, partimos da seguinte questão central: como uma criança desnutrida, sonolenta, anêmica, apática pode ter condições equânimes de aprender como uma criança que tem todas as necessidades providas? Sem falar na estimulação, na qualidade de atenção e cuidado que recebe.Defendemos que o mundo é muito mais “lido” por uma criança bem colocada social e economicamente que por uma criança desfavorecida. Logo, percebe-se que os processos e as políticas de alfabetização parecem engessados nas faixas de idade sem reconhecer essas diferenças. Com isso, fazer programas depois, para minimizar o que está fora do “sistema” é mais gasto público mais reforço, mais discriminação.Enfim, nesse contexto que acreditamos que a originalidade desse trabalho será realçar a necessidade de uma boa base na educação infantil como construção dos processos de alfabetização com desenvolvimento integral mínimo para otimização dos processos de alfabetização.Esta tese se justifica por diversas questões que envolvem a formação de professores e as políticas de alfabetização dispensadas pelo Ministério da Educação de forma especial a pensar o novo perfil da professora alfabetizadora na atualidade.