É com entusiasmo que apresentamos o Projeto de Vídeo Jornal em Inglês (VJI) neste conceituado congresso. O VJI, parte integrante das Escolas Estaduais Piloto do Projeto SOMAR, representa uma abordagem inovadora no ensino de idiomas, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre diferentes culturas e tradições no contexto do Novo Ensino Médio, ao passo que insere os seus participantes no mundo das mídias digitais. O VJI tem como objetivo primordial capacitar seus participantes para que se tornem protagonistas das mudanças sociais na sua região, habilitando-os a compartilhar a cultura brasileira com pessoas do mundo inteiro, se valendo do inglês como ferramenta. Por meio do VJI, nossos alunos percebem como se tornar cidadãos do mundo. Nas etapas já realizadas, os alunos aprenderam processos de produção de textos que começaram por idealizar temas simples, de somente uma frase, que seriam transformados em uma foto. Depois aprenderam as etapas mais básicas de como desenvolver o tema com objetivos específicos que seriam aplicados na próxima versão da mesma foto. Com isso eles aprenderam a importância do planejamento. Essa foto foi depois transformada em uma ideia de um filme, filme sobre o qual os alunos escreveram uma crítica simples. De maneira progressiva, os alunos perderam o medo de produzir textos em inglês ao ponto de que em todas as aulas produções novas acontecem. Com este projeto, visamos não apenas o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também a promoção da apreciação cultural e a preparação dos alunos para um mundo globalizado. Estamos ansiosos para compartilhar nossas experiências e aprendizados com outros educadores, com a esperança de cultivar o crescimento integral de nossos estudantes e incentivá-los a se tornarem cidadãos globais conscientes e empáticos.