Na disciplina de Mecanismos para o curso de Engenharia Mecânica a compreensão do conteúdo de Grau de Liberdade e Síntese Gráfica de Movimentos, por parte dos alunos, têm sido de difícil compreensão, em especial do entendimento da ideia de ponto morto. Modelos didáticos são construções que permitem aproximações de conteúdos teóricos ao objeto de estudo possibilitando ao aluno participação ativa no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho objetivou avaliar a construção de modelos didáticos clássicos de mecanismos como facilitador na compreensão do conteúdo. Os alunos foram convidados a participarem da atividade trazendo papelão, tesoura e palitos de dente. Os 14 participantes foram divididos em grupos e receberam a orientação de confeccionar os elos e a juntas, de tal modo que o mecanismo apresentasse mobilidade e permitisse a visualização da trajetória máxima de cada elo (ponto morto). Ao final da atividade foram convidados a responder um questionário com 10 questões fechadas em escala Likert, duas questões com atribuição de nota de zero a cinco e duas questões abertas. Foi possível perceber que os alunos consideraram que a atividade facilitou o entendimento do conteúdo. O coeficiente de alfa Cronbach indicou alta confiabilidade do questionário, moda e mediana das respostas foram cinco da escala, indicando que concordo totalmente foi a resposta mais frequente. Quando convidados a atribuir nota sobre o ganho de aprendizagem, 86% atribuíram notas entre quatro e cinco. Nas questões abertas foi sugerido a orientação prévia sobre o tamanho dos elos para já trazerem cortados de casa e, assim terem mais tempo para confeccionar modelos diversificados. Após esta atividade foi realizada a prova do conteúdo, 71,4% obtiveram nota superior a 7,5 dos 10 pontos avaliados. Desta forma, percebeu-se que ao mesmo tempo construção dos modelos propiciou maior compreensão do conteúdo também permitiu os alunos serem protagonistas da aprendizagem.