DECOLONIALIDADE DO SABER, DO SER E DO FAZER: PRÁTICAS DE SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100908 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8510 "inscrito_id" => 2158 "titulo" => "DECOLONIALIDADE DO SABER, DO SER E DO FAZER: PRÁTICAS DE SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho tem como propósito problematizar práticas dialógicas, realizadas nas turmas de pré-vestibular social do SESC-Nova Friburgo, que ancoram pressupostos decoloniais, através da valorização de múltiplos olhares e diálogos que se estabelecem entre as disciplinas curriculares, além do acesso e difusão de outros mecanismos culturais que trazem à tona vozes de sujeitos subalternizados. Nesse sentido, busca-se pensar em modos de ação e de reflexão, vivenciados em sala de aula, que resgatem e valorizem outros valores e saberes que rompam com a episteme centrada no universo eurocêntricos e excludente, apostando em um ensino democrático e que tem na Literatura, nas Artes, nas Ciências Sociais e Naturais espaços de diálogo e de outras representações de mundo, sobretudo, a dos povos e grupos excluídos e marginalizados, como os indígenas e negros. Ao questionar as hierarquizações instituídas pela lógica colonialista, dá-se lugar para (re)visitação de ideias e de conceitos que, conforme sustenta Mignolo, possibilitam a construção de novos saberes, assim como o resgate daqueles apagados pela dominação histórica e cultural perpetrada no Brasil. Desta forma, as atividades envolvendo os alunos apostam em tarefas multidisciplinares e multiculturais, que abarcam práticas leitoras de obras literárias que não só contemplem o cânone, ainda que se valha dele para problematizá-lo, mas também aquelas que fomentem novas e outras vozes e assim construa e requisite outras formas de subjetivação e de posicionamento existencial, político e social, além da imersão em formas artísticas propostas e protagonizadas pelos grupos marginais. Assim, apresentações teatrais e musicais, filmes, rodas de conversa e debates constituíram, portanto, importantes práticas libertárias da colonialidade do ser e de saber, de acordo com o giro decolonial defendido por Lugones, Quijano e Lander, aos quais acrescenta-se também as ideias de Paulo Freire." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2158_TB8510_20112023124239.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA SILVA HERINGER" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA SILV" "autor_email" => "e_letras@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100908 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8510 "inscrito_id" => 2158 "titulo" => "DECOLONIALIDADE DO SABER, DO SER E DO FAZER: PRÁTICAS DE SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho tem como propósito problematizar práticas dialógicas, realizadas nas turmas de pré-vestibular social do SESC-Nova Friburgo, que ancoram pressupostos decoloniais, através da valorização de múltiplos olhares e diálogos que se estabelecem entre as disciplinas curriculares, além do acesso e difusão de outros mecanismos culturais que trazem à tona vozes de sujeitos subalternizados. Nesse sentido, busca-se pensar em modos de ação e de reflexão, vivenciados em sala de aula, que resgatem e valorizem outros valores e saberes que rompam com a episteme centrada no universo eurocêntricos e excludente, apostando em um ensino democrático e que tem na Literatura, nas Artes, nas Ciências Sociais e Naturais espaços de diálogo e de outras representações de mundo, sobretudo, a dos povos e grupos excluídos e marginalizados, como os indígenas e negros. Ao questionar as hierarquizações instituídas pela lógica colonialista, dá-se lugar para (re)visitação de ideias e de conceitos que, conforme sustenta Mignolo, possibilitam a construção de novos saberes, assim como o resgate daqueles apagados pela dominação histórica e cultural perpetrada no Brasil. Desta forma, as atividades envolvendo os alunos apostam em tarefas multidisciplinares e multiculturais, que abarcam práticas leitoras de obras literárias que não só contemplem o cânone, ainda que se valha dele para problematizá-lo, mas também aquelas que fomentem novas e outras vozes e assim construa e requisite outras formas de subjetivação e de posicionamento existencial, político e social, além da imersão em formas artísticas propostas e protagonizadas pelos grupos marginais. Assim, apresentações teatrais e musicais, filmes, rodas de conversa e debates constituíram, portanto, importantes práticas libertárias da colonialidade do ser e de saber, de acordo com o giro decolonial defendido por Lugones, Quijano e Lander, aos quais acrescenta-se também as ideias de Paulo Freire." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2158_TB8510_20112023124239.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA SILVA HERINGER" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA SILV" "autor_email" => "e_letras@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }