A literatura infantil é utilizada como ferramenta profícua de aprendizagem, entre outros aspectos, por seu potencial lúdico e pela possibilidade de autonomia infantil na interação com histórias e personagens. Estimuladora da leitura, da construção de conhecimentos infantis e do pensamento reflexivo, instrumento pedagógico de largo espectro, aplicada em diversas áreas do conhecimento, uma de suas importantes contribuições se dá na facilitação da abordagem e na compreensão de temas que atravessam a vida dos sujeitos infantis, como as emoções e os conflitos interpessoais. Neste artigo, analisamos a obra literária: A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos, com o intuito de compreender como a história pode auxiliar a abordagem, a reflexão e o diálogo acerca da diversidade e do preconceito. São analisadas as fugas empreendidas pelo personagem principal da obra, para lidar com os preconceitos por que passa em sua vida cotidiana, por possuir uma imagem corporal fora de padrões estéticos reproduzidos socialmente, e as discussões que trava com personagens do mundo imaginário em que se refugia. Tal análise tem como intuito construir um fio dialógico voltado ao trabalho didático e lúdico na prevenção e/ou atuação com esse tipo de tensão e embate a que estão sujeitos e são atores crianças em suas relações interpessoais.