Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98238 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4753 "inscrito_id" => 14038 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O baixo desempenho do Brasil na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em relação ao conteúdo de matemática, implica na reflexão de que o ensino desse conteúdo requer a adoção de novas estratégias. Com o advento das tecnologias de inovação, as mídias digitais se tornaram ferramentas acessíveis e presentes na sociedade. Nesse contexto, se faz necessário revisar a prática pedagógica do professor, com a inserção de recursos tecnológicos, promovendo aulas interativas que despertem a criatividade, o dinamismo na construção do conhecimento matemático expandindo a interação entre professor e aluno e consequentemente, o interesse no aprendizado da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, é fundamental compreender como as mídias digitais podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem onde os alunos estão em fase de desenvolvimento e construção dos conceitos matemáticos. Este relato visa investigar a contribuição das mídias digitais no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura, por meio da consulta de artigos publicados, em base de dados nos anos de 2017 a 2023. O instrumento de pesquisa utilizado foi a observação e comparação dos dados nos artigos, fundamentado nas teorias relacionadas ao ensino da matemática, uso de mídias sociais na educação e pedagogia dos anos iniciais. Os resultados obtidos auxiliaram na elaboração de estratégias pedagógicas que promovem aprendizagem significativa, bem como, fomentaram a formação de professores no fortalecimento de políticas educacionais voltadas para a inserção desse recurso na prática pedagógica. Espera-se contribuir para a o fortalecimento do uso das tecnologias, por meio das mídias digitais como estratégia do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.O baixo desempenho do Brasil na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em relação ao conteúdo de matemática, implica na reflexão de q" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14038_TB4753_07082023094817.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA MARIA FEIJÃO SOARES" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniamaria.feijao@educaca" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98238 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4753 "inscrito_id" => 14038 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O baixo desempenho do Brasil na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em relação ao conteúdo de matemática, implica na reflexão de que o ensino desse conteúdo requer a adoção de novas estratégias. Com o advento das tecnologias de inovação, as mídias digitais se tornaram ferramentas acessíveis e presentes na sociedade. Nesse contexto, se faz necessário revisar a prática pedagógica do professor, com a inserção de recursos tecnológicos, promovendo aulas interativas que despertem a criatividade, o dinamismo na construção do conhecimento matemático expandindo a interação entre professor e aluno e consequentemente, o interesse no aprendizado da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, é fundamental compreender como as mídias digitais podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem onde os alunos estão em fase de desenvolvimento e construção dos conceitos matemáticos. Este relato visa investigar a contribuição das mídias digitais no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura, por meio da consulta de artigos publicados, em base de dados nos anos de 2017 a 2023. O instrumento de pesquisa utilizado foi a observação e comparação dos dados nos artigos, fundamentado nas teorias relacionadas ao ensino da matemática, uso de mídias sociais na educação e pedagogia dos anos iniciais. Os resultados obtidos auxiliaram na elaboração de estratégias pedagógicas que promovem aprendizagem significativa, bem como, fomentaram a formação de professores no fortalecimento de políticas educacionais voltadas para a inserção desse recurso na prática pedagógica. Espera-se contribuir para a o fortalecimento do uso das tecnologias, por meio das mídias digitais como estratégia do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.O baixo desempenho do Brasil na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em relação ao conteúdo de matemática, implica na reflexão de q" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14038_TB4753_07082023094817.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA MARIA FEIJÃO SOARES" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniamaria.feijao@educaca" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O baixo desempenho do Brasil na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em relação ao conteúdo de matemática, implica na reflexão de que o ensino desse conteúdo requer a adoção de novas estratégias. Com o advento das tecnologias de inovação, as mídias digitais se tornaram ferramentas acessíveis e presentes na sociedade. Nesse contexto, se faz necessário revisar a prática pedagógica do professor, com a inserção de recursos tecnológicos, promovendo aulas interativas que despertem a criatividade, o dinamismo na construção do conhecimento matemático expandindo a interação entre professor e aluno e consequentemente, o interesse no aprendizado da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, é fundamental compreender como as mídias digitais podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem onde os alunos estão em fase de desenvolvimento e construção dos conceitos matemáticos. Este relato visa investigar a contribuição das mídias digitais no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura, por meio da consulta de artigos publicados, em base de dados nos anos de 2017 a 2023. O instrumento de pesquisa utilizado foi a observação e comparação dos dados nos artigos, fundamentado nas teorias relacionadas ao ensino da matemática, uso de mídias sociais na educação e pedagogia dos anos iniciais. Os resultados obtidos auxiliaram na elaboração de estratégias pedagógicas que promovem aprendizagem significativa, bem como, fomentaram a formação de professores no fortalecimento de políticas educacionais voltadas para a inserção desse recurso na prática pedagógica. Espera-se contribuir para a o fortalecimento do uso das tecnologias, por meio das mídias digitais como estratégia do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.