Este texto discute a importância do cinema na escola como uma prática de professores para potencializar uma aprendizagem significativa. O uso de vídeos com intenção pedagógica tem sido adotado para dinamizar as aulas e atrair a atenção dos alunos, explorando conteúdos de forma mais interativa e conectados com sua vivência cotidiana. Destaque para a importância do cinema como ferramenta para ampliar habilidades cognitivas, estimular a criatividade, promover a colaboração e compartilhamento de saberes. São apresentadas ainda competências e habilidades gerais que podem ser aplicadas à produção e fruição de audiovisuais na escola presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltadas para o Ensino Infantil e Fundamental, e na Política de ensino da rede municipal do Recife, voltadas para a Educação de Jovens e Adultos. Por fim, há uma breve abordagem sobre a experiência do trabalho com o cinema e os audiovisuais desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino do Recife no decorrer dos anos, com registros e maior ênfase desde a década de 2000, levando em consideração aspectos como a formação dos professores, o desenvolvimento de atividades e produções em escolas e salas de aula, até a realização da mostra de produções audiovisuais realizadas por estudantes e professores: Encontro Municipal de Audiovisual na Educação do Recife (Emcine).