A educação vem necessitando cada vez mais de reformulação das didáticas já utilizadas em salas de aula. É necessário buscar meios alternativos que proporcionem maior desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, que se mostram desmotivados diante do tradicionalismo teórico. Nesse sentido, a educação enfrenta o desafio de diversificar e transformar a maneira de repassar conhecimentos, visando maior aproveitamento e interação dos alunos, através da aplicação de metodologias ativas. Teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta digital como metodologia ativa na turma do primeiro ano do curso Integrado em Informática do IFPB, Campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que teve como metodologia inicial a aplicação da ferramenta didática Quizizz logo após a abordagem teórica pela docente da disciplina. Posteriormente, foi realizada a aplicação de um questionário, com o intuito de obter a avaliação dos discentes sobre as contribuições que as metodologias ativas podem trazer no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Notou-se que para a grande maioria dos discentes , o uso de metodologias ativas é bastante eficaz e auxilia de forma muito significativa no processo de ensino/aprendizagem, no entanto, eles afirmaram que o uso de tais ferramentas pode favorecer a competitividade na sala de aula. Além disso, os alunos mostraram-se mais interessados em participar quando as aulas são mais dinâmicas. Por meio desta pesquisa, fica claro a importância na reformulação das didáticas tradicionais, trazendo para a sala não apenas as aulas teóricas, mas também metodologias ativas, que por sua vez, culminam no progresso do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o, entre outros aspectos mais significativo. Ademais, os discentes demonstram maior interesse por aulas mais dinâmicas, onde é possível a sua inserção como sujeito na construção do seu conhecimento. Nesse sentido, apesar dos desafios encontrados, é fundamental que ocorra a quebra dos paradigmas que ainda persistem no cenário educacional.