A escola, enquanto instituição responsável pelos processos de letramento e alfabetização dos estudantes, parece promover leituras muito mais atreladas ao ideal de sistema de código linguístico a ser decifrado do que de fato uma leitura que promova aprendizagem e seja social e individualmente relevante. Dessa forma, surge as rodas de leitura com o propósito de estimular os estudantes a tornarem-se leitores, e mais importante, leitores pensantes. O trabalho tem como objetivo compreender as contribuições acerca das rodas de leituras para a aprendizagem de estudantes da educação básica. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo. Foram utilizadas três bases de dados, Scielo, Periódicos CAPES e o Lume, utilizando as palavras-chave: Rodas de leitura e um filtro de cinco anos, onde foram encontrados, ao todo, 30 trabalhos, mas através da leitura flutuante e exclusão por textos que não contribuíam para a proposta foram selecionados quatro artigos. As rodas de leituras mostraram-se muito mais presente durante a fase da Educação Infantil que, além de contribuírem para o acervo de palavras da criança para o momento de aprendizagem da leitura, também interage com o leitor levando-o a construir seus sentidos acerca do texto. São claras as contribuições das rodas de leitura para aprendizagem, desde o processo da leitura até a formação de leitores pensantes. Nota-se a necessidade de continuação desse recurso nas demais etapas da educação básica para contribuição da aprendizagem dos demais estudantes.