Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RODAS DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98285
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4817
    "inscrito_id" => 8603
    "titulo" => "RODAS DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "A escola, enquanto instituição responsável pelos processos de letramento e alfabetização dos estudantes, parece promover leituras muito mais atreladas ao ideal de sistema de código linguístico a ser decifrado do que de fato uma leitura que promova aprendizagem e seja social e individualmente relevante. Dessa forma, surge as rodas de leitura com o propósito de estimular os estudantes a tornarem-se leitores, e mais importante, leitores pensantes. O trabalho tem como objetivo compreender as contribuições acerca das rodas de leituras para a aprendizagem de estudantes da educação básica. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo. Foram utilizadas três bases de dados, Scielo, Periódicos CAPES e o Lume, utilizando as palavras-chave: Rodas de leitura e um filtro de cinco anos, onde foram encontrados, ao todo, 30 trabalhos, mas através da leitura flutuante e exclusão por textos que não contribuíam para a proposta foram selecionados quatro artigos. As rodas de leituras mostraram-se muito mais presente durante a fase da Educação Infantil que, além de contribuírem para o acervo de palavras da criança para o momento de aprendizagem da leitura, também interage com o leitor levando-o a construir seus sentidos acerca do texto. São claras as contribuições das rodas de leitura para aprendizagem, desde o processo da leitura até a formação de leitores pensantes. Nota-se a necessidade de continuação desse recurso nas demais etapas da educação básica para contribuição da aprendizagem dos demais estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8603_TB4817_10122023183002.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENNO ELOY DA CUNHA MARIBONDO"
    "autor_nome_curto" => "BRENNO"
    "autor_email" => "brenno.eloy.cunha@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98285
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4817
    "inscrito_id" => 8603
    "titulo" => "RODAS DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "A escola, enquanto instituição responsável pelos processos de letramento e alfabetização dos estudantes, parece promover leituras muito mais atreladas ao ideal de sistema de código linguístico a ser decifrado do que de fato uma leitura que promova aprendizagem e seja social e individualmente relevante. Dessa forma, surge as rodas de leitura com o propósito de estimular os estudantes a tornarem-se leitores, e mais importante, leitores pensantes. O trabalho tem como objetivo compreender as contribuições acerca das rodas de leituras para a aprendizagem de estudantes da educação básica. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo. Foram utilizadas três bases de dados, Scielo, Periódicos CAPES e o Lume, utilizando as palavras-chave: Rodas de leitura e um filtro de cinco anos, onde foram encontrados, ao todo, 30 trabalhos, mas através da leitura flutuante e exclusão por textos que não contribuíam para a proposta foram selecionados quatro artigos. As rodas de leituras mostraram-se muito mais presente durante a fase da Educação Infantil que, além de contribuírem para o acervo de palavras da criança para o momento de aprendizagem da leitura, também interage com o leitor levando-o a construir seus sentidos acerca do texto. São claras as contribuições das rodas de leitura para aprendizagem, desde o processo da leitura até a formação de leitores pensantes. Nota-se a necessidade de continuação desse recurso nas demais etapas da educação básica para contribuição da aprendizagem dos demais estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8603_TB4817_10122023183002.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENNO ELOY DA CUNHA MARIBONDO"
    "autor_nome_curto" => "BRENNO"
    "autor_email" => "brenno.eloy.cunha@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A escola, enquanto instituição responsável pelos processos de letramento e alfabetização dos estudantes, parece promover leituras muito mais atreladas ao ideal de sistema de código linguístico a ser decifrado do que de fato uma leitura que promova aprendizagem e seja social e individualmente relevante. Dessa forma, surge as rodas de leitura com o propósito de estimular os estudantes a tornarem-se leitores, e mais importante, leitores pensantes. O trabalho tem como objetivo compreender as contribuições acerca das rodas de leituras para a aprendizagem de estudantes da educação básica. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo. Foram utilizadas três bases de dados, Scielo, Periódicos CAPES e o Lume, utilizando as palavras-chave: Rodas de leitura e um filtro de cinco anos, onde foram encontrados, ao todo, 30 trabalhos, mas através da leitura flutuante e exclusão por textos que não contribuíam para a proposta foram selecionados quatro artigos. As rodas de leituras mostraram-se muito mais presente durante a fase da Educação Infantil que, além de contribuírem para o acervo de palavras da criança para o momento de aprendizagem da leitura, também interage com o leitor levando-o a construir seus sentidos acerca do texto. São claras as contribuições das rodas de leitura para aprendizagem, desde o processo da leitura até a formação de leitores pensantes. Nota-se a necessidade de continuação desse recurso nas demais etapas da educação básica para contribuição da aprendizagem dos demais estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.