Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa que vem sendo desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa CEPId, focalizando o eixo Vulnerabilidades. Para tanto, nos empenhamos em conhecer as condições de trabalho e aspectos da formação docente destacadas por profissionais atuantes na rede de ensino estadual de São Paulo, frente aos desafios vivenciados durante a pandemia da Covid -19. O método utilizado para a coleta de dados foi a realização de grupos de discuss ão on-line com 40 profissionais, sendo estes: professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) escolares. Para analisar os dados utilizou-se a Análise de Prosa. As condições de trabalho correspondem aos assuntos relacionados aos aspectos materiais e imateriais fundamentais para a efetivação da ação docente. Os temas identificados foram: sobrecarga de trabalho; exigências fora do horário de trabalho; aumento no número de avaliações e relatórios; exigência de diferentes estratégias para atrair o aluno para a aula online. A formação docente, aborda as intercorrências nas ações formativas oferecidas aos docentes durante o isolamento social e os temas identificados foram: a qualidade das formações apresentadas; se as formações são ou não condizentes com a realidade da escola; como os profissionais avaliam essas formações; Centro de mídias; cursos distanciados da realidade da escola e formação para a tecnologia. Os resultados sugerem que a vulnerabilidade escolar pode ser agravada por condições de trabalho precárias e formação docente inadequada. Alunos em situação de vulnerabilidade enfrentaram maiores desafios no processo de aprendizagem durante o período pandêmico e precisam de um ambiente escolar acolhedor, com professores capacitados e recursos adequados para superar essas dificuldades. Se as condições de trabalho dos professores forem desfavoráveis e sua formação não os preparar para lidar com a diversidade e as necessidades dos alunos vulneráveis, o ciclo de vulnerabilidade pode se perpetuar.