O estágio é visto como um processo crucial para adquirir conhecimentos e experiências, para que durante a carreira de discente o estagiário tenha uma melhor capacitação, o que vai contribuir para futuros desafios diante da sua carreira. Essa formação inicial é uma possibilidade para que os futuros professores refletirem sobre suas concepções e práticas docentes. Sendo assim possível a contribuição dos conhecimentos adquiridos em sala durante o estágio na formação do aluno-estagiário que, por sua vez, é dado a partir da observação e absorção dessas experiências vistas, para que possa reproduzir essa prática modelar. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de experiências práticas durante a disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. O estágio se subdividiu em três etapas: teórica, realizada em sala de aula, fase de observação e de regência, sucedida na escola designada para a prática. O estágio supervisionado ocorreu na escola Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I - anos iniciais 1 ao 5 ano e Ensino Fundamental II - anos finais 6 ao 9 ano, além da instituição dispor também do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação especial. Concluiu-se com o fim do estágio que o processo do estágio supervisionado é seguramente de suma importância para a formação docente, pois com o auxílio das aulas teóricas e a associação com a prática é uma etapa de estudo onde o aluno se encontra em uma nova perspectiva de vida e experiência, vivenciando diretamente essa realidade profissional que o espera, para haver um desenvolvimento pessoal e profissional mais técnico e responsável.