A Educação Infantil é uma etapa de grande importância na vida de uma criança que proporciona o convívio além do núcleo familiar, em que há o desenvolvimento integral do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Para isso, diversos fatores precisam estar alinhados para que aconteça uma aprendizagem significativa. Dessa forma, esse artigo aborda como a importância da leitura, do lúdico e da apropriação de espaços além da sala de aula são fatores que contribuem na vida escolar desses indivíduos. A metodologia utilizada consiste em pesquisas bibliográficas e análise documental como instrumento de coleta de dados, buscando identificar, nos aportes legais sobre a Educação Infantil, aspectos orientadores acerca da leitura nessa etapa da educação. Dessa forma, pode-se verificar que a prática da leitura e incentivo na escola é de grande importância para a formação de leitores que ultrapassem os muros escolares. Assim como, proporcionar momentos lúdicos, de leitura no espaço externo contribui para a construção dos saberes de forma prazerosa das crianças, além de desenvolver a concentração, memória, raciocínio, compreensão, estimular a linguagem oral e ampliar a capacidade criativa. A apropriação de espaços além da sala de aula torna o ensino mais interativo, dinâmico e envolvente na formação dos pequenos leitores.