A universidade é um campo que promove aprendizagens na formação de universitários. O presente artigo traz algumas reflexões sobre a trajetória de experiências formativas de discentes na Graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação do Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia, proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é um projeto inicial de professores, que busca inserir estudantes de cursos de licenciaturas no cotidiano. O objetivo desse artigo é discutir reflexões sobre experiências através do PIBID, mostrando vivências de atividades pedagógicas em uma escola de Educação Básica no município de Senhor do Bonfim – Bahia, no período de 18 meses, em um processo de construção do conhecimento. Enquanto estudantes de pedagogia participamos do subprojeto intitulado “Projetos temáticos na escola: (re)criar saberes a partir do diálogo com o senso comum”. Mais especificamente, atuamos em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental desenvolvendo atividades de leitura como estratégias educativas, compreendendo os sujeitos a partir do diálogo com o senso comum. Este trabalho foi metodologicamente construído com a realização de oficinas de leitura no âmbito do PIBID e inscreve-se no formato de artigo como relato de experiência. Compreendemos que o PIBID é o elo de uma nova compreensão de iniciação e de desenvolvimento identitário entre teoria e prática, contribuindo para a formação docente. (SILVA, et al., 2019). A formação docente envolve um corpo de conhecimentos científicos, epistemológicos, culturais, políticos e sociais necessários à atuação profissional Winter (2017). As ações no Programa foram constituídas para despertar nos estudantes a importância do ato de ler, para que sejam pessoas com a criticidade aguçada e possuam entendimento da palavra e do mundo ao seu redor, desse modo, alcançando resultados pelo gosto da leitura em uma perspectiva freireana.