Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS PARTICIPANTES DO PROITEC 2022, UTILIZANDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania - Proitec é um curso de Formação Inicial e Continuada, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na modalidade de Educação a Distância, que tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem de estudantes das escolas públicas municipais, estaduais e federais do Rio Grande do Norte, além de destinar-se à preparação para o exame de acesso aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRN. Ao final do programa, os estudantes podem participar de um processo avaliativo presencial, que os permite vivenciar a mesma dinâmica do processo seletivo oficial do IFRN. O processo avaliativo de 2022 consistiu em um instrumento composto com 40 questões de múltipla escolha, organizada em três provas, sendo uma de Língua Portuguesa e uma de Matemática, cada uma com 15 questões, e uma de Ética e Cidadania, com 10 questões. Nesse contexto, este trabalho se propôs a analisar descritivamente as respostas dos estudantes submetidos à prova de Matemática do Proitec 2022, utilizando parâmetros da Teoria Clássica dos Testes, a saber, índice de dificuldade, índice de discriminação e correlação ponto-bisserial, para realização de uma reflexão sobre o desempenho desses estudantes como reflexo de sua formação na rede pública de ensino. Os resultados mostraram que a prova apresentou alto grau de dificuldade e mediano poder discriminativo, o que pode indicar falta de habilidade coletiva dos respondentes. Além disso, a análise pedagógica das questões, baseadas nos parâmetros clássicos, indicou quais foram as dificuldades e erros desses estudantes em conteúdos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental.

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