Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NEAD TEA - NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AÇÕES FRENTE A DIVERSIDADE EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O TEA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98612
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5229
    "inscrito_id" => 18822
    "titulo" => "NEAD TEA - NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AÇÕES FRENTE A DIVERSIDADE EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O TEA"
    "resumo" => "No Brasil, ainda existem poucos estudos científicos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o que é bastante preocupante considerando-se a importância de se ter mais dados para a promoção do ensino e da aprendizagem, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas para esse público. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo realizar um relato de experiência do trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos NEAD TEA - Núcleo de estudos, pesquisas e ações frente à diversidade educacional: um olhar para o TEA, da Unespar – Campus de Paranavaí. A metodologia utilizada é o relato de experiência e está fundamentando em textos, artigos e leis que oferecem o aporte teórico para subsidiar as discussões realizadas. Para tanto, realiza um histórico do projeto, que reúne estudiosos de 7 universidades públicas estaduais do Paraná, além da constituição das equipes de trabalho. Na sequência descreve a dinâmica do grupo de estudos, cronograma de encontros, dados coletados, divisão de tarefas e em específico sobre a pesquisa de campo nos 32 Núcleos de Educação do estado do Paraná para estimar o número de alunos TEA matriculados nos últimos 5 anos (2018-2022). Apresenta o trabalho da equipe na Unespar - Campus de Paranavaí, na tabulação dos dados levantados e quantificados, e os próximos passos para análise qualitativa para a devolutiva ao Governo do Estado do Paraná, para que se tenha a compreensão da real situação dos alunos TEA matriculados na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao final conclui-se que é preciso conhecer a realidade para a qual a ação será dirigida e transformá-la em políticas públicas contribuindo assim para o acesso e a permanência destes estudantes no sistema de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18822_TB5229_08112023214005.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANGELA TRABUCO MALVESTIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rosangela Trabu"
    "autor_email" => "rosetms2000@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98612
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5229
    "inscrito_id" => 18822
    "titulo" => "NEAD TEA - NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AÇÕES FRENTE A DIVERSIDADE EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O TEA"
    "resumo" => "No Brasil, ainda existem poucos estudos científicos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o que é bastante preocupante considerando-se a importância de se ter mais dados para a promoção do ensino e da aprendizagem, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas para esse público. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo realizar um relato de experiência do trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos NEAD TEA - Núcleo de estudos, pesquisas e ações frente à diversidade educacional: um olhar para o TEA, da Unespar – Campus de Paranavaí. A metodologia utilizada é o relato de experiência e está fundamentando em textos, artigos e leis que oferecem o aporte teórico para subsidiar as discussões realizadas. Para tanto, realiza um histórico do projeto, que reúne estudiosos de 7 universidades públicas estaduais do Paraná, além da constituição das equipes de trabalho. Na sequência descreve a dinâmica do grupo de estudos, cronograma de encontros, dados coletados, divisão de tarefas e em específico sobre a pesquisa de campo nos 32 Núcleos de Educação do estado do Paraná para estimar o número de alunos TEA matriculados nos últimos 5 anos (2018-2022). Apresenta o trabalho da equipe na Unespar - Campus de Paranavaí, na tabulação dos dados levantados e quantificados, e os próximos passos para análise qualitativa para a devolutiva ao Governo do Estado do Paraná, para que se tenha a compreensão da real situação dos alunos TEA matriculados na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao final conclui-se que é preciso conhecer a realidade para a qual a ação será dirigida e transformá-la em políticas públicas contribuindo assim para o acesso e a permanência destes estudantes no sistema de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18822_TB5229_08112023214005.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANGELA TRABUCO MALVESTIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rosangela Trabu"
    "autor_email" => "rosetms2000@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No Brasil, ainda existem poucos estudos científicos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o que é bastante preocupante considerando-se a importância de se ter mais dados para a promoção do ensino e da aprendizagem, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas para esse público. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo realizar um relato de experiência do trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos NEAD TEA - Núcleo de estudos, pesquisas e ações frente à diversidade educacional: um olhar para o TEA, da Unespar – Campus de Paranavaí. A metodologia utilizada é o relato de experiência e está fundamentando em textos, artigos e leis que oferecem o aporte teórico para subsidiar as discussões realizadas. Para tanto, realiza um histórico do projeto, que reúne estudiosos de 7 universidades públicas estaduais do Paraná, além da constituição das equipes de trabalho. Na sequência descreve a dinâmica do grupo de estudos, cronograma de encontros, dados coletados, divisão de tarefas e em específico sobre a pesquisa de campo nos 32 Núcleos de Educação do estado do Paraná para estimar o número de alunos TEA matriculados nos últimos 5 anos (2018-2022). Apresenta o trabalho da equipe na Unespar - Campus de Paranavaí, na tabulação dos dados levantados e quantificados, e os próximos passos para análise qualitativa para a devolutiva ao Governo do Estado do Paraná, para que se tenha a compreensão da real situação dos alunos TEA matriculados na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao final conclui-se que é preciso conhecer a realidade para a qual a ação será dirigida e transformá-la em políticas públicas contribuindo assim para o acesso e a permanência destes estudantes no sistema de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.