Este artigo é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso que tem por objetivo compreender o papel do desenho para a comunicação da criança e para o seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional e social. Buscou-se ainda compreender a evolução do desenho ao longo dos anos; e analisar o processo gráfico infantil. O referencial teórico foi construído a partir da compreensão de Lowenfeld e Brittain (1970), Luquet (1969), Derdyk (1990, 2003) Piaget (2013) e Vigotski (1991). A pesquisa desenvolvida possui abordagem qualitativa, tendo sido realizada uma pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil da rede pública do município de Independência – CE, que contou com a participação de 10 crianças da turma do Infantil V, na faixa etária de 5 e 6 anos. A obtenção dos dados foi dividida em dois momentos: primeiro, com a observação do cotidiano da sala de atividades; e segundo, por meio dos desenhos realizados pelas crianças, que foram um importante aliado neste contexto. Como resultados desta investigação, foi possível denotar que os desenhos infantis representam características do desenvolvimento infantil ao longo da evolução da criança, por meio de seus múltiplos aspectos. Desse modo, postula-se que o desenho enquanto meio de comunicação é um importante aliado para a compreensão da subjetividade da criança.