Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ÂMBITO RELIGIOSO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, fazendo-se necessário que a sociedade desperte para garantir direitos e incluir as pessoas com autismo em todos os contextos do agrupamento social, incluindo o âmbito religioso. Assim, o objetivo deste escrito é analisar como ocorre a inclusão de crianças com TEA no contexto de uma igreja evangélica em Cajazeiras -Paraíba. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, pois tal abordagem atende aos objetivos propostos, e embasa-se na questão norteadora a seguir: “Como ocorre a inclusão de crianças com TEA na igreja Assembleia de Deus em Cajazeiras- Paraíba?”. Para a efetivação da pesquisa foi aplicado um questionário estruturado com professora da escola bíblica, da instituição. Dessa forma, foi possível perceber que os professores não possuem formação em Pedagogia ou formação continuada específica em TEA. Que existe uma relação afetiva entre professores e alunos, mas falta conhecimento para elaborar e planejar as aulas e flexibilizar o plano diante das particularidades de cada criança, por tratar-se de um serviço voluntário isso pode fragilizar ainda mais, diante da falta de capacitação. Mesmo diante dessas dificuldades existem professores envolvidos em promover a acessibilidade de aprendizados para todas as crianças, que buscam inovar suas práticas, pesquisar e aplicar metodologias inclusivas para todos. Espera-se que esse estudo possa colaborar para profissionais interessados no tema, fomentando pesquisas direcionadas para inclusão de crianças com TEA tanto no âmbito escolar como religioso e servindo de base para que as famílias consigam romper com os paradigmas e temores, oportunizando o conhecimento e desenvolvimento da espiritualidade de crianças com TEA por meio da inclusão.

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