(RE)CONSTRUINDO OS VALORES ESTÉTICOS E IDENTITÁRIOS DO NEGRO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10042 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 375 "inscrito_id" => 9 "titulo" => "(RE)CONSTRUINDO OS VALORES ESTÉTICOS E IDENTITÁRIOS DO NEGRO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Atualmente, muito se tem discutido sobre a pertinência de estratégias teórico-metodológicas que contribuam para a inserção, no contexto escolar, da diversidade (de textos, de linguagens, de culturas) que perpassa os limites da escola. Diante disso, o presente artigo apresenta uma reflexão acerca do trabalho com a cultura Afro-brasileira, a partir de um viés reflexivo, buscando a (re)construção de valores estéticos e identitários do negro na sociedade atual, bem como no cotidiano dos próprios alunos. Durante a execução do projeto Base Artística e Reflexiva (B.A.R.), fomentado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e pela UEPB, e desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, buscamos abordar temáticas relevantes, partindo da interação entre arte e língua portuguesa. Desse modo, pautamos o nosso trabalho nas metodologias da pesquisa exploratória, de base qualitativa, configurando-se ainda como uma pesquisa-ação, posto que participamos ativamente do processo de pesquisa. Para tanto, dialogamos com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997; 2001), no que se refere ao ensino de língua portuguesa e à diversidade cultural, além da perspectiva teórica de Marcuschi (2008) e Gomes (2008). Discorre-se sobre os gêneros textuais e o ensino de língua, a estética negra e sua dimensão pejorativa e reducionista, como também acerca da beleza da mulher negra como uma fuga do “padrão”. Com base nos resultados obtidos, verificamos a relevância da valorização cultural no âmbito escolar, de forma a desenvolver nos discentes o seu lado crítico-reflexivo e social. Nessa perspectiva, espera-se que a sala de aula seja um espaço em que o aluno (negro ou não) possa enxergar-se para além da cor da pele." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "CULTURA AFRO, ESTÉTICA NEGRA, CONTEXTO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_10_2014_20_04_13_idinscrito_9_5f24fde4714e23a1135d4b4eaafe9691.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GORETTE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "GORETTE ANDRADE" "autor_email" => "goretteandrade1@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10042 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 375 "inscrito_id" => 9 "titulo" => "(RE)CONSTRUINDO OS VALORES ESTÉTICOS E IDENTITÁRIOS DO NEGRO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Atualmente, muito se tem discutido sobre a pertinência de estratégias teórico-metodológicas que contribuam para a inserção, no contexto escolar, da diversidade (de textos, de linguagens, de culturas) que perpassa os limites da escola. Diante disso, o presente artigo apresenta uma reflexão acerca do trabalho com a cultura Afro-brasileira, a partir de um viés reflexivo, buscando a (re)construção de valores estéticos e identitários do negro na sociedade atual, bem como no cotidiano dos próprios alunos. Durante a execução do projeto Base Artística e Reflexiva (B.A.R.), fomentado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e pela UEPB, e desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, buscamos abordar temáticas relevantes, partindo da interação entre arte e língua portuguesa. Desse modo, pautamos o nosso trabalho nas metodologias da pesquisa exploratória, de base qualitativa, configurando-se ainda como uma pesquisa-ação, posto que participamos ativamente do processo de pesquisa. Para tanto, dialogamos com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997; 2001), no que se refere ao ensino de língua portuguesa e à diversidade cultural, além da perspectiva teórica de Marcuschi (2008) e Gomes (2008). Discorre-se sobre os gêneros textuais e o ensino de língua, a estética negra e sua dimensão pejorativa e reducionista, como também acerca da beleza da mulher negra como uma fuga do “padrão”. Com base nos resultados obtidos, verificamos a relevância da valorização cultural no âmbito escolar, de forma a desenvolver nos discentes o seu lado crítico-reflexivo e social. Nessa perspectiva, espera-se que a sala de aula seja um espaço em que o aluno (negro ou não) possa enxergar-se para além da cor da pele." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "CULTURA AFRO, ESTÉTICA NEGRA, CONTEXTO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_10_2014_20_04_13_idinscrito_9_5f24fde4714e23a1135d4b4eaafe9691.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GORETTE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "GORETTE ANDRADE" "autor_email" => "goretteandrade1@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }