Este artigo tem como objetivo investigar o potencial de conectar matemática, literatura infantil e questões étnico-raciais na educação infantil. Tendo objetivos específicos: analisar as representações de personagens negros nos livros de literatura infantil; sugerir atividades que tornem possível trabalhar a Literatura étnico-racial em consonância com a Matemática e tornar a aprendizagem mais significativa através da ludicidade. Com base na metodologia qualitativa, os dados foram produzidos em uma turma do 6º da educação infantil de um CMEI no Município de Camaragibe-PE da qual participaram 20 crianças e uma professora e registrados por meio de vídeos, fotos, áudios, caderno de anotações e entrevista. Realizamos cinco planos de aulas com diversas atividades desenvolvidas ao longo de três semanas, trabalhando com algumas noções matemáticas com base nos livros A Cor de Coraline, do autor Alexandre Rampazo (2017) e Chuva de Manga, do autor James Rumford (2008). O protagonismo dos personagens negros, inseridos em um contexto positivo na história, contribuiu para a construção de uma identidade cultural positiva, levando as crianças a valorizar a diversidade cultural. Os resultados apontam para um maior interesse em atividades lúdicas e desafiadoras, bem como um envolvimento significativo das crianças nas atividades propostas, validando não apenas o trabalho realizado em sala de aula como também a possibilidade de pensar em outras propostas de integração entre as diferentes áreas do conhecimento.