ENTRELAÇANDO POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98958 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5685 "inscrito_id" => 2553 "titulo" => "ENTRELAÇANDO POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar o potencial de conectar matemática, literatura infantil e questões étnico-raciais na educação infantil. Tendo objetivos específicos: analisar as representações de personagens negros nos livros de literatura infantil; sugerir atividades que tornem possível trabalhar a Literatura étnico-racial em consonância com a Matemática e tornar a aprendizagem mais significativa através da ludicidade. Com base na metodologia qualitativa, os dados foram produzidos em uma turma do 6º da educação infantil de um CMEI no Município de Camaragibe-PE da qual participaram 20 crianças e uma professora e registrados por meio de vídeos, fotos, áudios, caderno de anotações e entrevista. Realizamos cinco planos de aulas com diversas atividades desenvolvidas ao longo de três semanas, trabalhando com algumas noções matemáticas com base nos livros A Cor de Coraline, do autor Alexandre Rampazo (2017) e Chuva de Manga, do autor James Rumford (2008). O protagonismo dos personagens negros, inseridos em um contexto positivo na história, contribuiu para a construção de uma identidade cultural positiva, levando as crianças a valorizar a diversidade cultural. Os resultados apontam para um maior interesse em atividades lúdicas e desafiadoras, bem como um envolvimento significativo das crianças nas atividades propostas, validando não apenas o trabalho realizado em sala de aula como também a possibilidade de pensar em outras propostas de integração entre as diferentes áreas do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2553_TB5685_19092023193238.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDECI PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALDECI" "autor_email" => "aldecip13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98958 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5685 "inscrito_id" => 2553 "titulo" => "ENTRELAÇANDO POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar o potencial de conectar matemática, literatura infantil e questões étnico-raciais na educação infantil. Tendo objetivos específicos: analisar as representações de personagens negros nos livros de literatura infantil; sugerir atividades que tornem possível trabalhar a Literatura étnico-racial em consonância com a Matemática e tornar a aprendizagem mais significativa através da ludicidade. Com base na metodologia qualitativa, os dados foram produzidos em uma turma do 6º da educação infantil de um CMEI no Município de Camaragibe-PE da qual participaram 20 crianças e uma professora e registrados por meio de vídeos, fotos, áudios, caderno de anotações e entrevista. Realizamos cinco planos de aulas com diversas atividades desenvolvidas ao longo de três semanas, trabalhando com algumas noções matemáticas com base nos livros A Cor de Coraline, do autor Alexandre Rampazo (2017) e Chuva de Manga, do autor James Rumford (2008). O protagonismo dos personagens negros, inseridos em um contexto positivo na história, contribuiu para a construção de uma identidade cultural positiva, levando as crianças a valorizar a diversidade cultural. Os resultados apontam para um maior interesse em atividades lúdicas e desafiadoras, bem como um envolvimento significativo das crianças nas atividades propostas, validando não apenas o trabalho realizado em sala de aula como também a possibilidade de pensar em outras propostas de integração entre as diferentes áreas do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2553_TB5685_19092023193238.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDECI PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALDECI" "autor_email" => "aldecip13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }