O livro didático figura como um dos materiais didáticos mais utilizados na educação brasileira, servindo muitas vezes de base para a estruturação do currículo ofertado pelas escolas, programação do professor, atividades educativas, além de exercer grande papel social, uma vez que apresenta a visão política e cultural em relação aos temas científicos, históricos e éticos. Dada a importância do livro didático no contexto escolar, faz-se necessária a verificação constante dos conteúdos ofertados, visando a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o conteúdo de Ecologia e Impactos Ambientais em livros didáticos da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, direcionados ao Ensino Médio. Para execução da análise disposta neste trabalho, foram utilizados três livros integrados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e adequados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), sendo os exemplares pertencentes as editoras FTD, SM Educação e Moderna. Os aspectos observados como critério de avaliação das obras enquadram-se nas categorias de linguagem escrita e estrutura dos textos, ilustrações e atividades de ensino. Foi verificado que os livros apresentam potencialidades e limitações, sendo válido destacar a importância da utilização de materiais de ensino contextualizados, interdisciplinares, críticos e com recursos digitais. As estratégias metodológicas consistentes permitem uma avaliação mais precisa e criteriosa dos livros didáticos, contribuindo para a melhoria da educação.