A nova geração dos jogos de tabuleiro está revolucionando as formas de jogar e experimentar novas aprendizagens engajadoras. Esse novo paradigma lúdico, principalmente consolidado pelos Eurogames, evoluiu e transformou radicalmente os tradicionais jogos de tabuleiro geralmente de trilhas e de extrema dependência da sorte pelos dados. Novas mecânicas que priorizam um maior balanceamento e rejogabilidade; manancial inesgotável de jogos para determinados perfis de jogadores (realizadores, exploradores, socializadores) e elementos de jogo que estimulam mais planejamento de risco e pensamento estratégico. Novos jogos criados por designers que aprimoraram significativamente estética, temáticas e arte transformando esse universo dos jogos de tabuleiro modernos em um ambiente riquíssimo de aprendizagem criativa e experiências engajadoras que rompem barreiras geracionais. Minha experiência de facilitador lúdico e de pesquisador de jogos de tabuleiro modernos é realizada semanalmente na experimentação de novos jogos em Luderias, atividades extracurriculares com alunos do ensino fundamental e médio além oficinas socioeducativas de várias faixas etárias. Esse campo de estudo encontra-se em fase exploratória na observação de indicadores de habilidades socioemocionais que possam ser referência para um trabalho de educação emocional com intencionalidade pedagógica que considere as mecânicas e elementos diversos dos jogos de tabuleiro como objeto de aprendizagem. Nesse sentido a pesquisa ação identifica alguns indicadores de autorregulação emocional no ato de jogar expressos na complexidade do controle dos impulsos e no manter-se atento às regras e instruções dos jogos através de mediadores; administração das próprias emoções nas habilidades de relacionamento interpessoais nos jogos que podem ser cooperativos ou de competição e negociação de recursos; flexibilidade cognitiva como capacidade de identificar soluções alternativas para os problemas, de pensar além dos parâmetros previsíveis e de administrar situações inusitadas todos esses fatores em um contexto inovador de diversão com aprendizagem.