É inegável que a opção por estratégias metodológicas inovadoras tem ganhado a adesão dos (as) professores(as) na contemporaneidade, tendo em vista suas possibilidades de dinamização das aulas, mesclar aprendizado e proporcionar diversão. A gamificação é uma estratégia de aprendizagem que devido o avanço tecnológico tem sido utilizada cada vez mais pelos profissionais de ensino, tendo em vista, especialmente, o cenário pós-pandêmico no qual os docentes precisaram de outras estratégias metodológicas para prender a atenção do aluno. Dessa forma, este relato tem intuito de apresentar as contribuições e os desafios da gamificação no ensino de geografia para alunos do ensino médio, a partir de uma experiência realizada sobre indução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizado no Instituto Federal do Ceará, Campus Iguatu, com a aplicação de caça-palavras e Quiz interativo, em função dos baixos resultados observados em avaliação diagnóstica. Foram três (3) horas de atividade em turmas do 2° ano dos cursos do ensino médio integrado de Agroindústria e Agropecuária. Para a elaboração e planejamento desta atividade que envolve o ensino de geografia foi tomado como referencial teórico Carvalho, et al (2019) e De Oliveira e Silva; Capistrano e Gonçalves (2010). A experiência permitiu conhecer as particularidades das turmas e possibilitou planejar atividades e orientações que maximizam a aprendizagem, utilizando metodologias ativas e significativas para os discentes, tendo em vista o contexto de avanços tecnológicos que a sociedade presencia.