As discussões em torno das temáticas ambientais ganham relevância nos dias atuais dada às enormes problemáticas provocadas pelas ações antrópicas e suas reais consequências. A Educação Ambiental (EA) passou a ser tratada com maior significância nos documentos educacionais que passaram a abordá-la como sendo tema transversal. Porém, um questionamento se faz pertinente: a Educação Ambiental estar sendo tratada de forma tranversal no ambiente escolar? Parte-se do princípio de que com o aumento do consumo exagerado mediante a expansão do capitalismo os impactos ambientais se tornam maiores o que tem prejudicado o equilíbrio ecológico em todas as escalas geográficas. Abordar essa temática na educação básica, mais especificamente no ensino fundamental é de suma importância, pois este público está em processo de formação e serão eles que constituirão a próxima geração. Este estudo foi subdividido em etapas para melhor entendimento da temática. Aplicou-se questionário junto a professores e estudantes para aferição do entendimento que estes têm do conceito de EA; abordagem teórica em sala de aula e utilização de metodologias ativas para inserção dos discentes no processo de aprendizagem da EA no ambiente escolar. Com isso a escola sai da condição de meras abordagens teóricas e atua na direção da formação de cidadãos sustentáveis com consciência de consumo, conhecedor de suas necessidades e preocupado com o seu futuro e das futuras gerações. Objetiva-se promover a formação de cidadãos ecologicamente críticos a partir de uma abordagem teórica/prática a partir de metodologia ativa através da pesquisa como princípio educativo onde o discente sai da condição de copiador e passa a atuar como produtor do conhecimento. A presente pesquisa foi desenvolvida numa escola pública do município de Patos - PB e evidenciou que a EA é trabalhada de forma isolada sendo tratada como responsabilidade dos componentes curriculares de Geografia e Ciências contrariando a sua transversalidade.