Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORT NCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL CENTRAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100110
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7200
    "inscrito_id" => 13004
    "titulo" => "IMPORT NCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL CENTRAL"
    "resumo" => "Durante a licenciatura, os discentes possuem, em sua grade curricular, diversas disciplinas voltadas para a formação pedagógica, como o Estágio Supervisionado para Formação de Professores, em que os/as licenciandos/as podem se aproximar das vivências escolares e começar a experimentar a prática docente. Entretanto, até hoje, para diversos professores, grande parte da prática docente é desenvolvida no dia-a-dia. Assim, torna-se necessário questionar a importância da formação pedagógica, durante a graduação, nas licenciaturas, para a profissão. Desse modo, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central (CNAT) é um espaço oportuno para realizar essa análise, uma vez que apresenta um vasto corpo docente e infraestrutura de excelência, além de recursos como a disposição de laboratórios bem equipados. Outro desafio a ser considerado, quando direcionamos o enfoque dessa pesquisa para o instituto, é a formação técnica em conjunto com a educação básica, o que capacita os alunos para que estejam aptos a ingressarem no mercado de trabalho, após concluírem o Ensino Médio. Nessa perspectiva, esse trabalho configura-se como um estudo de caso qualitativo, tendo como objetivo principal evidenciar a importância da formação pedagógica na prática docente dos professores de biologia do IFRN - CNAT. Para isso, utilizamos, como método, a observação das aulas de três docentes, registrada em diários de bordo, aliado à avaliação das aulas, disciplina e docentes por parte dos estudantes dos respectivos professores, bem como entrevistas aos docentes para investigarmos características de suas formações. Nosso estudo encontra-se em curso, dessa forma, o apresentado aqui trata-se de um recorte de informações inaugurais às metas de nosso projeto, uma vez que pretendemos, com essa análise, ressaltar a necessidade do preparo do profissional docente para lidar com diversas experiências do cotidiano relacionadas à prática docente, bem como de que modo essa formação é potencialmente positiva para a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13004_TB7200_04122023170333.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LACERDA CAVALCANTI DENES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA Eduarda"
    "autor_email" => "eduarda.cavalcanti.703@uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100110
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7200
    "inscrito_id" => 13004
    "titulo" => "IMPORT NCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL CENTRAL"
    "resumo" => "Durante a licenciatura, os discentes possuem, em sua grade curricular, diversas disciplinas voltadas para a formação pedagógica, como o Estágio Supervisionado para Formação de Professores, em que os/as licenciandos/as podem se aproximar das vivências escolares e começar a experimentar a prática docente. Entretanto, até hoje, para diversos professores, grande parte da prática docente é desenvolvida no dia-a-dia. Assim, torna-se necessário questionar a importância da formação pedagógica, durante a graduação, nas licenciaturas, para a profissão. Desse modo, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central (CNAT) é um espaço oportuno para realizar essa análise, uma vez que apresenta um vasto corpo docente e infraestrutura de excelência, além de recursos como a disposição de laboratórios bem equipados. Outro desafio a ser considerado, quando direcionamos o enfoque dessa pesquisa para o instituto, é a formação técnica em conjunto com a educação básica, o que capacita os alunos para que estejam aptos a ingressarem no mercado de trabalho, após concluírem o Ensino Médio. Nessa perspectiva, esse trabalho configura-se como um estudo de caso qualitativo, tendo como objetivo principal evidenciar a importância da formação pedagógica na prática docente dos professores de biologia do IFRN - CNAT. Para isso, utilizamos, como método, a observação das aulas de três docentes, registrada em diários de bordo, aliado à avaliação das aulas, disciplina e docentes por parte dos estudantes dos respectivos professores, bem como entrevistas aos docentes para investigarmos características de suas formações. Nosso estudo encontra-se em curso, dessa forma, o apresentado aqui trata-se de um recorte de informações inaugurais às metas de nosso projeto, uma vez que pretendemos, com essa análise, ressaltar a necessidade do preparo do profissional docente para lidar com diversas experiências do cotidiano relacionadas à prática docente, bem como de que modo essa formação é potencialmente positiva para a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13004_TB7200_04122023170333.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LACERDA CAVALCANTI DENES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA Eduarda"
    "autor_email" => "eduarda.cavalcanti.703@uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Durante a licenciatura, os discentes possuem, em sua grade curricular, diversas disciplinas voltadas para a formação pedagógica, como o Estágio Supervisionado para Formação de Professores, em que os/as licenciandos/as podem se aproximar das vivências escolares e começar a experimentar a prática docente. Entretanto, até hoje, para diversos professores, grande parte da prática docente é desenvolvida no dia-a-dia. Assim, torna-se necessário questionar a importância da formação pedagógica, durante a graduação, nas licenciaturas, para a profissão. Desse modo, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central (CNAT) é um espaço oportuno para realizar essa análise, uma vez que apresenta um vasto corpo docente e infraestrutura de excelência, além de recursos como a disposição de laboratórios bem equipados. Outro desafio a ser considerado, quando direcionamos o enfoque dessa pesquisa para o instituto, é a formação técnica em conjunto com a educação básica, o que capacita os alunos para que estejam aptos a ingressarem no mercado de trabalho, após concluírem o Ensino Médio. Nessa perspectiva, esse trabalho configura-se como um estudo de caso qualitativo, tendo como objetivo principal evidenciar a importância da formação pedagógica na prática docente dos professores de biologia do IFRN - CNAT. Para isso, utilizamos, como método, a observação das aulas de três docentes, registrada em diários de bordo, aliado à avaliação das aulas, disciplina e docentes por parte dos estudantes dos respectivos professores, bem como entrevistas aos docentes para investigarmos características de suas formações. Nosso estudo encontra-se em curso, dessa forma, o apresentado aqui trata-se de um recorte de informações inaugurais às metas de nosso projeto, uma vez que pretendemos, com essa análise, ressaltar a necessidade do preparo do profissional docente para lidar com diversas experiências do cotidiano relacionadas à prática docente, bem como de que modo essa formação é potencialmente positiva para a educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.