Durante a licenciatura, os discentes possuem, em sua grade curricular, diversas disciplinas voltadas para a formação pedagógica, como o Estágio Supervisionado para Formação de Professores, em que os/as licenciandos/as podem se aproximar das vivências escolares e começar a experimentar a prática docente. Entretanto, até hoje, para diversos professores, grande parte da prática docente é desenvolvida no dia-a-dia. Assim, torna-se necessário questionar a importância da formação pedagógica, durante a graduação, nas licenciaturas, para a profissão. Desse modo, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central (CNAT) é um espaço oportuno para realizar essa análise, uma vez que apresenta um vasto corpo docente e infraestrutura de excelência, além de recursos como a disposição de laboratórios bem equipados. Outro desafio a ser considerado, quando direcionamos o enfoque dessa pesquisa para o instituto, é a formação técnica em conjunto com a educação básica, o que capacita os alunos para que estejam aptos a ingressarem no mercado de trabalho, após concluírem o Ensino Médio. Nessa perspectiva, esse trabalho configura-se como um estudo de caso qualitativo, tendo como objetivo principal evidenciar a importância da formação pedagógica na prática docente dos professores de biologia do IFRN - CNAT. Para isso, utilizamos, como método, a observação das aulas de três docentes, registrada em diários de bordo, aliado à avaliação das aulas, disciplina e docentes por parte dos estudantes dos respectivos professores, bem como entrevistas aos docentes para investigarmos características de suas formações. Nosso estudo encontra-se em curso, dessa forma, o apresentado aqui trata-se de um recorte de informações inaugurais às metas de nosso projeto, uma vez que pretendemos, com essa análise, ressaltar a necessidade do preparo do profissional docente para lidar com diversas experiências do cotidiano relacionadas à prática docente, bem como de que modo essa formação é potencialmente positiva para a educação.