Este relato de experiência, consiste em apresentar a relevância da prática no ensino de Biologia em uma escola de Ensino Médio localizada no território rural, a mesma abriga estudantes de diversas localidades, tendo em vista que a maioria reside em lugares remotos e precisam de transporte escolar para se locomoverem. As aulas práticas visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos, assim possibilitando-os a terem experimentações de determinado conteúdo, aliando os dois métodos de ensino e contribuindo para o desenvolvimento estudantil do discente. A prática teve como objetivo mostrar aos alunos o seu tipo sanguíneo junto ao seu fator Rh, explicando-os quais seriam os seus receptores e doadores. Foi realizado um momento com uma das turmas de 3º ano, abordando os conteúdos referentes ao sistema ABO e fator Rh, da qual são pertencentes à Genética, tendo como prática a tipagem sanguínea. Houve a disponibilização de um questionário, sendo aplicado após a prática para a obtenção de dados. Ao todo 18 estudantes participaram da prática, respondendo o questionário ao final da mesma, abordando questões relacionadas com o tema proposto, tendo um resultado satisfatório em relação aos números de acertos e na desenvoltura das questões abertas que consistiam em saber a opinião dos envolvidos a respeito da importância de conhecer o próprio tipo sanguíneo.