Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZANDO A PRÁTICA DE TIPAGEM SANGUÍNEA NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A prática de tipagem sanguínea é o processo de identificação do grupo sanguíneo de um paciente. Trata-se de uma informação imprescindível para diversas situações, principalmente em tratamentos, transfusões, doação de sangue e na gestação. Dentro da educação, a aula prática envolvendo a tipagem sanguínea, pode ser um momento oportuno para relacionar, por meio de investigação científica, o cotidiano do aluno com o conteúdo explanado de forma teórica, acerca do sistema sanguíneo ABO e o fator Rh. Dessa forma, o relato de experiência apresenta o resultado de uma ação no qual a prática de tipagem sanguínea foi utilizada como instrumento para possibilitar uma prática laboratorial simples, como um recurso didático para a compreensão dos fenômenos básicos, com respeito à ação da genética, na seleção dos tipos e dos fatores sanguíneos. As aulas foram desenvolvidas na Escola Estadual Guiomar de Vasconcelos, no Município de Canguaretama RN, em uma turma de 1º ano do ensino médio, na aula de biologia, com o total de 40 alunos. A sequência das aulas práticas realizadas, permitiram que os alunos tivessem um maior contato com a manipulação de materiais e equipamentos, analisar o material biológico (sangue) e avaliar os resultados obtidos em grupo, promovendo então, uma maior interação com toda a comunidade escolar.É importante ressaltar que o conhecimento sobre o sistema ABO e Rh na teoria e principalmente na prática, proporcionou um grande estímulo aos estudantes e possibilitou a demonstração prática da teoria estudada em sala de aula, além de levar os estudantes a planejar, observar processos, elaborar raciocínios, coletar, analisar dados, discutir resultados e apresentá-los.

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