Estudos de novas metodologias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, têm se mostrado de grande valia para os processos formativos, pois, atrelados à formação continuada do docente, contribuem para a atualização do perfil profissional. Nesse contexto, a aprendizagem criativa emerge como uma abordagem promissora, que valoriza a expressão individual, a colaboração e a exploração de ideias, para a formação de professores mais engajados e competentes. Segundo Resnick (2007), a criatividade é compreendida como a capacidade de produzir ideias originais e valiosas. Aqui, são apresentados os resultados obtidos durante uma oficina sobre aprendizagem criativa, que teve como objetivo trabalhar esse conceito através das concepções apresentadas por 22 professores de ciências, com a aplicação de um questionário e a produção de planos didáticos, durante uma formação continuada com os profissionais da rede municipal de ensino de Paudalho em Pernambuco. A partir dos resultados obtidos pode-se validar que a aprendizagem criativa na formação de professores desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação mais relevante e engajadora. Ao incentivar a criatividade, a experimentação e a resolução de problemas, essa abordagem contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. As citações dos estudiosos Papert (1993), Robinson (2009) e Resnick (2007) demonstram o respaldo teórico e prático dessa abordagem inovadora na formação de professores.