A APRENDIZAGEM CRIATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM PAUDALHO-PE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98020 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4486 "inscrito_id" => 19085 "titulo" => "A APRENDIZAGEM CRIATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM PAUDALHO-PE" "resumo" => "Estudos de novas metodologias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, têm se mostrado de grande valia para os processos formativos, pois, atrelados à formação continuada do docente, contribuem para a atualização do perfil profissional. Nesse contexto, a aprendizagem criativa emerge como uma abordagem promissora, que valoriza a expressão individual, a colaboração e a exploração de ideias, para a formação de professores mais engajados e competentes. Segundo Resnick (2007), a criatividade é compreendida como a capacidade de produzir ideias originais e valiosas. Aqui, são apresentados os resultados obtidos durante uma oficina sobre aprendizagem criativa, que teve como objetivo trabalhar esse conceito através das concepções apresentadas por 22 professores de ciências, com a aplicação de um questionário e a produção de planos didáticos, durante uma formação continuada com os profissionais da rede municipal de ensino de Paudalho em Pernambuco. A partir dos resultados obtidos pode-se validar que a aprendizagem criativa na formação de professores desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação mais relevante e engajadora. Ao incentivar a criatividade, a experimentação e a resolução de problemas, essa abordagem contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. As citações dos estudiosos Papert (1993), Robinson (2009) e Resnick (2007) demonstram o respaldo teórico e prático dessa abordagem inovadora na formação de professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19085_TB4486_20062023000102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "felipe.gomes007@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98020 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4486 "inscrito_id" => 19085 "titulo" => "A APRENDIZAGEM CRIATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM PAUDALHO-PE" "resumo" => "Estudos de novas metodologias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, têm se mostrado de grande valia para os processos formativos, pois, atrelados à formação continuada do docente, contribuem para a atualização do perfil profissional. Nesse contexto, a aprendizagem criativa emerge como uma abordagem promissora, que valoriza a expressão individual, a colaboração e a exploração de ideias, para a formação de professores mais engajados e competentes. Segundo Resnick (2007), a criatividade é compreendida como a capacidade de produzir ideias originais e valiosas. Aqui, são apresentados os resultados obtidos durante uma oficina sobre aprendizagem criativa, que teve como objetivo trabalhar esse conceito através das concepções apresentadas por 22 professores de ciências, com a aplicação de um questionário e a produção de planos didáticos, durante uma formação continuada com os profissionais da rede municipal de ensino de Paudalho em Pernambuco. A partir dos resultados obtidos pode-se validar que a aprendizagem criativa na formação de professores desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação mais relevante e engajadora. Ao incentivar a criatividade, a experimentação e a resolução de problemas, essa abordagem contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. As citações dos estudiosos Papert (1993), Robinson (2009) e Resnick (2007) demonstram o respaldo teórico e prático dessa abordagem inovadora na formação de professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19085_TB4486_20062023000102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "felipe.gomes007@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }