Dentre os diferentes conteúdos que compõe o currículo de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, destaca-se a necessária revisão acerca do tratamento didático dado ao ensino da virologia. Práticas descontextualizadas, baseadas normalmente em questionários, exercícios e listas de regras que nem sempre levam ao engajamento dos estudantes e ao desenvolvimento de um aprendizado pela investigação. Neste sentido este artigo relata um recorte de uma pesquisa desenvolvida em Mestrado Profissional que tem como objetivo a elaboração de um jogo didático em formato de tabuleiro sobre doenças virais envolvendo quatro professoras do quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Niterói/RJ. Foram realizados encontros para mapeamento dos conhecimentos dos sujeitos envolvidos a fim de delinearmos as problemáticas que envolvem o trabalho com o tema. Dentre estas foi destacada a dificuldade de se trabalhar o conteúdo vírus devido ao seu fator microscópico e de didática com poucos recursos lúdicos que fossem capazes de envolver os estudantes. A partir desta etapa elaborou-se um jogo didático para que as professoras envolvidas pudessem aprender sobre doenças virais e ainda utiliza-lo como ferramenta pedagógica com os alunos. O jogo denominado “Qual é a virose” já passou pela primeira etapa de validação que envolvia as professoras. No decorrer do processo, foram identificados três alunos que apresentaram potencial para ilustração das cartas, design do tabuleiro e da caixa do jogo, estes foram convidados a participar desta etapa de elaboração do produto.