Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUE VIROSE É ESSA? UM JOGO PARA ENSINAR VIROLOGIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98760
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5416
    "inscrito_id" => 18345
    "titulo" => "QUE VIROSE É ESSA? UM JOGO PARA ENSINAR VIROLOGIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Dentre os diferentes conteúdos que compõe o currículo de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, destaca-se a necessária revisão acerca do tratamento didático dado ao ensino da virologia. Práticas descontextualizadas, baseadas normalmente em questionários, exercícios e listas de regras que nem sempre levam ao engajamento dos estudantes e ao desenvolvimento de um aprendizado pela investigação. Neste sentido este artigo relata um recorte de uma pesquisa desenvolvida em Mestrado Profissional que tem como objetivo a elaboração de um jogo didático em formato de tabuleiro sobre doenças virais envolvendo quatro professoras do quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Niterói/RJ. Foram realizados encontros para mapeamento dos conhecimentos dos sujeitos envolvidos a fim de delinearmos as problemáticas que envolvem o trabalho com o tema. Dentre estas foi destacada a dificuldade de se trabalhar o conteúdo vírus devido ao seu fator microscópico e de didática com poucos recursos lúdicos que fossem capazes de envolver os estudantes. A partir desta etapa elaborou-se um jogo didático para que as professoras envolvidas pudessem aprender sobre doenças virais e ainda utiliza-lo como ferramenta pedagógica com os alunos. O jogo denominado “Qual é a virose” já passou pela primeira etapa de validação que envolvia as professoras. No decorrer do processo, foram identificados três alunos que apresentaram potencial para ilustração das cartas, design do tabuleiro e da caixa do jogo, estes foram convidados a participar desta etapa de elaboração do produto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18345_TB5416_20062023090445.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADÉLIA AZEVEDO PIMENTA BARCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "ADÉLIA"
    "autor_email" => "adelia.azevedopimenta@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98760
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5416
    "inscrito_id" => 18345
    "titulo" => "QUE VIROSE É ESSA? UM JOGO PARA ENSINAR VIROLOGIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Dentre os diferentes conteúdos que compõe o currículo de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, destaca-se a necessária revisão acerca do tratamento didático dado ao ensino da virologia. Práticas descontextualizadas, baseadas normalmente em questionários, exercícios e listas de regras que nem sempre levam ao engajamento dos estudantes e ao desenvolvimento de um aprendizado pela investigação. Neste sentido este artigo relata um recorte de uma pesquisa desenvolvida em Mestrado Profissional que tem como objetivo a elaboração de um jogo didático em formato de tabuleiro sobre doenças virais envolvendo quatro professoras do quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Niterói/RJ. Foram realizados encontros para mapeamento dos conhecimentos dos sujeitos envolvidos a fim de delinearmos as problemáticas que envolvem o trabalho com o tema. Dentre estas foi destacada a dificuldade de se trabalhar o conteúdo vírus devido ao seu fator microscópico e de didática com poucos recursos lúdicos que fossem capazes de envolver os estudantes. A partir desta etapa elaborou-se um jogo didático para que as professoras envolvidas pudessem aprender sobre doenças virais e ainda utiliza-lo como ferramenta pedagógica com os alunos. O jogo denominado “Qual é a virose” já passou pela primeira etapa de validação que envolvia as professoras. No decorrer do processo, foram identificados três alunos que apresentaram potencial para ilustração das cartas, design do tabuleiro e da caixa do jogo, estes foram convidados a participar desta etapa de elaboração do produto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18345_TB5416_20062023090445.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADÉLIA AZEVEDO PIMENTA BARCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "ADÉLIA"
    "autor_email" => "adelia.azevedopimenta@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Dentre os diferentes conteúdos que compõe o currículo de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, destaca-se a necessária revisão acerca do tratamento didático dado ao ensino da virologia. Práticas descontextualizadas, baseadas normalmente em questionários, exercícios e listas de regras que nem sempre levam ao engajamento dos estudantes e ao desenvolvimento de um aprendizado pela investigação. Neste sentido este artigo relata um recorte de uma pesquisa desenvolvida em Mestrado Profissional que tem como objetivo a elaboração de um jogo didático em formato de tabuleiro sobre doenças virais envolvendo quatro professoras do quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Niterói/RJ. Foram realizados encontros para mapeamento dos conhecimentos dos sujeitos envolvidos a fim de delinearmos as problemáticas que envolvem o trabalho com o tema. Dentre estas foi destacada a dificuldade de se trabalhar o conteúdo vírus devido ao seu fator microscópico e de didática com poucos recursos lúdicos que fossem capazes de envolver os estudantes. A partir desta etapa elaborou-se um jogo didático para que as professoras envolvidas pudessem aprender sobre doenças virais e ainda utiliza-lo como ferramenta pedagógica com os alunos. O jogo denominado “Qual é a virose” já passou pela primeira etapa de validação que envolvia as professoras. No decorrer do processo, foram identificados três alunos que apresentaram potencial para ilustração das cartas, design do tabuleiro e da caixa do jogo, estes foram convidados a participar desta etapa de elaboração do produto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.