RAMOS, Eunice Dantas Dos Santos et al.. Instagram stories como ferramenta da aprendizagem. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98580>. Acesso em: 23/12/2024 06:35
A tecnologia e uso das redes sociais e stories do Instagram podem ser aliadas da educação. Uso de mídias em sala enriquece a ação pedagógica e fertiliza práticas de leitura e letramento, para tanto foi feita uma revisão integrativa da literatura. Portanto, na atualidade, com uma sociedade cada vez mais desenvolvida e complexa, repleta de informações e novos conhecimentos, as tecnologias digitais têm se tornado uma ferramenta muito importante para a comunicação. Com um mundo globalizado e de mudanças sociais, é necessária a capacitação de profissionais da educação e a inserção de novos recursos tecnológicos nas escolas, pois é preciso para viver, trabalhar e aprender bem, que os professores e estudantes utilizem a tecnologia de forma adequada e efetiva. Desse modo, constata-se que em cenários educacionais qualificados, a tecnologia pode promover o crescimento de alunos solucionadores de problemas, e ao mesmo tempo cidadãos informados e responsáveis. A utilização de redes sociais no aprimoramento do letramento é útil no processo de ensino-aprendizagem, pois a realidade atual engloba o uso de mídias. O Instagram Stories, permite ampliar o panorama do ensino aprendizagem, podendo ser útil em atividades pedagógicas. Portanto, a Covid-19 mudou a realidade educacional de todo o mundo. O ambiente escolar que acontecia no tempo e espaço determinado passou a acorrer em lugares diferentes e em qualquer lugar. E nesse novo cenário o professor teve que se adequar, ir a busca de novos recursos para pudesse continuar o seu processo de aprendizagem, e assim, levando ao aluno conhecimento e informações, pois, a falta de equipamentos digitais e o pouco conhecimento da tecnologia por parte de alguns profissionais foi algumas dificuldades encontrada para que pudesse usar de forma adequada a tecnologia como recurso de aprendizagem. Assim, o papel do professor passa a ser companheiro, que orienta o aluno diante das múltiplas possibilidades.