O presente artigo é resultado de um estudo autoetnográfico de caráter exploratório e descritivo-explicativo, com o propósito de investigar a constituição identitária do professor residente através de sua prática docente e da relação professor-aluno no contexto do Programa Residência Pedagógica - PRP, no âmbito do IFAL, campus Arapiraca. Este trabalho tem como objetivo central investigar de que forma a relação professor-aluno no âmbito do PRP contribui para a constituição identitária do professor-residente. Para cumprirmos nosso objetivo utilizamos uma abordagem autoetnográfica da pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador se torna o sujeito principal do estudo, investigando a sua própria experiência e reflexões em relação a um determinado fenômeno cultural, social ou pessoal (SANTOS, 2017). Assim sendo, utilizamos como base teórica, (i) os conceitos sobre a identidade do professor apresentados por Pimenta (1996) e Iza (2014); e (ii) as abordagens sobre a relação professor-aluno a partir de Morales (1999) e Brait (2010). De acordo com os estudos realizados compreendemos que a identidade do professor se constrói não apenas a partir da interação entre os espaços que ele ocupa, como a sala de aula, mas também da constante interação e troca de saberes entre os alunos e o ambiente acadêmico.