DISCALCULIA E OS BENEFÍCIOS DA LUDICIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98578 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5185 "inscrito_id" => 17342 "titulo" => "DISCALCULIA E OS BENEFÍCIOS DA LUDICIDADE" "resumo" => "Os conhecimentos sobre como o cérebro aprende matemática tiveram grande avanço com a neurociência, que começou a desvendar a forma que o cérebro lida com os números e com matemática básica, que são necessários no dia a dia. As pesquisas afirmam que não existe um centro específico para processar a matemática, e sim, que há muitas regiões e sistemas cerebrais que contribuem para o processamento. Contudo, existem indivíduos nas quais a numeracia não se desenvolve, embora esses indivíduos possam apresentar bom nível de inteligência e treinamento adequado em um ambiente saudável. Essa condição é entendida como discalculia, ou transtorno específico da habilidade aritmética. O objetivo do trabalho consiste em descrever os benefícios da ludicidade com jogos na aprendizagem da matemática com crianças e adolescentes com discalculia. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva e bibliográfica acerca dos benefícios a esse público. Os estudos de revisão apontaram a importância de métodos que favoreçam a inclusão e o resgate da motivação dos estudantes. As intervenções que utilizam jogos, conseguem promover habilidades matemáticas que estavam em defasagem e potencializaram as existentes no campo da matemática básica. Com isso, ressalta a importância dos professores de matemática buscarem compreender os conhecimentos que a neurociência tem fomentado acerca da aprendizagem e a importância de se utilizar os conhecimentos pedagógicos lúdicos que já fazem parte do ensino da matemática, para melhorar a qualidade do ensino a pessoas com discalculia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID17342_TB5185_19062023215909.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON LUNA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "lunajefferson104@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98578 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5185 "inscrito_id" => 17342 "titulo" => "DISCALCULIA E OS BENEFÍCIOS DA LUDICIDADE" "resumo" => "Os conhecimentos sobre como o cérebro aprende matemática tiveram grande avanço com a neurociência, que começou a desvendar a forma que o cérebro lida com os números e com matemática básica, que são necessários no dia a dia. As pesquisas afirmam que não existe um centro específico para processar a matemática, e sim, que há muitas regiões e sistemas cerebrais que contribuem para o processamento. Contudo, existem indivíduos nas quais a numeracia não se desenvolve, embora esses indivíduos possam apresentar bom nível de inteligência e treinamento adequado em um ambiente saudável. Essa condição é entendida como discalculia, ou transtorno específico da habilidade aritmética. O objetivo do trabalho consiste em descrever os benefícios da ludicidade com jogos na aprendizagem da matemática com crianças e adolescentes com discalculia. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva e bibliográfica acerca dos benefícios a esse público. Os estudos de revisão apontaram a importância de métodos que favoreçam a inclusão e o resgate da motivação dos estudantes. As intervenções que utilizam jogos, conseguem promover habilidades matemáticas que estavam em defasagem e potencializaram as existentes no campo da matemática básica. Com isso, ressalta a importância dos professores de matemática buscarem compreender os conhecimentos que a neurociência tem fomentado acerca da aprendizagem e a importância de se utilizar os conhecimentos pedagógicos lúdicos que já fazem parte do ensino da matemática, para melhorar a qualidade do ensino a pessoas com discalculia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID17342_TB5185_19062023215909.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON LUNA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "lunajefferson104@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }