SILVA, Jefferson Luna Da et al.. Discalculia e os benefícios da ludicidade. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98578>. Acesso em: 23/12/2024 00:40
Os conhecimentos sobre como o cérebro aprende matemática tiveram grande avanço com a neurociência, que começou a desvendar a forma que o cérebro lida com os números e com matemática básica, que são necessários no dia a dia. As pesquisas afirmam que não existe um centro específico para processar a matemática, e sim, que há muitas regiões e sistemas cerebrais que contribuem para o processamento. Contudo, existem indivíduos nas quais a numeracia não se desenvolve, embora esses indivíduos possam apresentar bom nível de inteligência e treinamento adequado em um ambiente saudável. Essa condição é entendida como discalculia, ou transtorno específico da habilidade aritmética. O objetivo do trabalho consiste em descrever os benefícios da ludicidade com jogos na aprendizagem da matemática com crianças e adolescentes com discalculia. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva e bibliográfica acerca dos benefícios a esse público. Os estudos de revisão apontaram a importância de métodos que favoreçam a inclusão e o resgate da motivação dos estudantes. As intervenções que utilizam jogos, conseguem promover habilidades matemáticas que estavam em defasagem e potencializaram as existentes no campo da matemática básica. Com isso, ressalta a importância dos professores de matemática buscarem compreender os conhecimentos que a neurociência tem fomentado acerca da aprendizagem e a importância de se utilizar os conhecimentos pedagógicos lúdicos que já fazem parte do ensino da matemática, para melhorar a qualidade do ensino a pessoas com discalculia.