Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE JOGOS TEATRAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE UM NOVO OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101329
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9090
    "inscrito_id" => 24651
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE JOGOS TEATRAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE UM NOVO OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "O artigo é resultado de uma pesquisa de campo de experiência referente às vivências de sala de aula presentes na rede municipal de ensino, que tem como objetivo estabelecer um diálogo com educadores e pesquisadores acerca da possibilidade da utilização dos jogos teatrais no contexto escolar, estabelecendo debates sobre a temática a partir dos casos apresentados. A pesquisa de campo é um método utilizado em diversas áreas do conhecimento para coletar informações diretamente do ambiente ou contexto em que ocorre o fenômeno de interesse. Envolve a coleta de dados por meio de observações e registro dos participantes e atendimento individualizado. Ela foi realizada na escola pública de Fortaleza, sendo pertinente uma reflexão sobre a utilização dos jogos teatrais como metodologia pedagógica para alunos com deficiência, como fundamentos teóricos desse estudo, têm-se as contribuições de Freire (2018), Huizinga (2019), Spolin (2008), Pupo (2005 , Boal ( 2019) entre outros autores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24651_TB9090_03092023223911.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUCIARA NOGUEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "luciaragomes2013@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101329
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9090
    "inscrito_id" => 24651
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE JOGOS TEATRAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE UM NOVO OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "O artigo é resultado de uma pesquisa de campo de experiência referente às vivências de sala de aula presentes na rede municipal de ensino, que tem como objetivo estabelecer um diálogo com educadores e pesquisadores acerca da possibilidade da utilização dos jogos teatrais no contexto escolar, estabelecendo debates sobre a temática a partir dos casos apresentados. A pesquisa de campo é um método utilizado em diversas áreas do conhecimento para coletar informações diretamente do ambiente ou contexto em que ocorre o fenômeno de interesse. Envolve a coleta de dados por meio de observações e registro dos participantes e atendimento individualizado. Ela foi realizada na escola pública de Fortaleza, sendo pertinente uma reflexão sobre a utilização dos jogos teatrais como metodologia pedagógica para alunos com deficiência, como fundamentos teóricos desse estudo, têm-se as contribuições de Freire (2018), Huizinga (2019), Spolin (2008), Pupo (2005 , Boal ( 2019) entre outros autores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24651_TB9090_03092023223911.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUCIARA NOGUEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "luciaragomes2013@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa de campo de experiência referente às vivências de sala de aula presentes na rede municipal de ensino, que tem como objetivo estabelecer um diálogo com educadores e pesquisadores acerca da possibilidade da utilização dos jogos teatrais no contexto escolar, estabelecendo debates sobre a temática a partir dos casos apresentados. A pesquisa de campo é um método utilizado em diversas áreas do conhecimento para coletar informações diretamente do ambiente ou contexto em que ocorre o fenômeno de interesse. Envolve a coleta de dados por meio de observações e registro dos participantes e atendimento individualizado. Ela foi realizada na escola pública de Fortaleza, sendo pertinente uma reflexão sobre a utilização dos jogos teatrais como metodologia pedagógica para alunos com deficiência, como fundamentos teóricos desse estudo, têm-se as contribuições de Freire (2018), Huizinga (2019), Spolin (2008), Pupo (2005 , Boal ( 2019) entre outros autores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.