Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA DE APOIO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98336
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4886
    "inscrito_id" => 16985
    "titulo" => "O USO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA DE APOIO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência que utiliza a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT ("Generative Pre-Trained Transformer") para a criação do projeto interdisciplinar Geocine, que aborda temas relacionados à geografia e ao cinema mundial. O projeto está em curso em 2023, com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de educação profissional no Estado do Ceará, sob a supervisão da autora, que é docente de Geografia na referida instituição. O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural baseada em inteligência artificial, lançada em novembro de 2022. Trata-se de um modelo de linguagem que gera textos e simula diálogos semelhantes aos humanos. Sua interface intuitiva e o potencial de respostas sofisticadas por meio de comandos (prompts) têm contribuído para o aumento significativo de usuários desde o seu lançamento. O objetivo deste trabalho foi explorar as possibilidades de utilização do ChatGPT na estruturação das etapas e atividades do projeto Geocine. O projeto consiste em reuniões semanais, com duração média de 50 minutos, realizadas no Laboratório de Informática da escola, envolvendo aproximadamente 20 alunos por encontro. Por meio de rodas de conversa, exposição de materiais audiovisuais e atividades lúdicas, estimula-se o protagonismo juvenil dos estudantes e seu interesse pelo cinema sob a perspectiva geográfica. Para embasar o trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre relatos de experiência (Macedo, 2016), educação e novas tecnologias (Morran; Masseto; Behrens, 2013) e inteligência artificial (Bates, 2019). Com base nos relatos orais dos alunos e professores participantes, as avaliações indicam uma receptividade positiva ao projeto e entusiasmo em relação ao uso do ChatGPT, reconhecendo seu potencial para melhorar a produtividade das reuniões, propor atividades lúdicas e auxiliar nas pesquisas relacionadas aos temas discutidos nas rodas de conversa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16985_TB4886_06102023090956.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YRIS ARAÚJO BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "YRIS BANDEIRA"
    "autor_email" => "yrisbandeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98336
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4886
    "inscrito_id" => 16985
    "titulo" => "O USO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA DE APOIO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência que utiliza a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT ("Generative Pre-Trained Transformer") para a criação do projeto interdisciplinar Geocine, que aborda temas relacionados à geografia e ao cinema mundial. O projeto está em curso em 2023, com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de educação profissional no Estado do Ceará, sob a supervisão da autora, que é docente de Geografia na referida instituição. O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural baseada em inteligência artificial, lançada em novembro de 2022. Trata-se de um modelo de linguagem que gera textos e simula diálogos semelhantes aos humanos. Sua interface intuitiva e o potencial de respostas sofisticadas por meio de comandos (prompts) têm contribuído para o aumento significativo de usuários desde o seu lançamento. O objetivo deste trabalho foi explorar as possibilidades de utilização do ChatGPT na estruturação das etapas e atividades do projeto Geocine. O projeto consiste em reuniões semanais, com duração média de 50 minutos, realizadas no Laboratório de Informática da escola, envolvendo aproximadamente 20 alunos por encontro. Por meio de rodas de conversa, exposição de materiais audiovisuais e atividades lúdicas, estimula-se o protagonismo juvenil dos estudantes e seu interesse pelo cinema sob a perspectiva geográfica. Para embasar o trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre relatos de experiência (Macedo, 2016), educação e novas tecnologias (Morran; Masseto; Behrens, 2013) e inteligência artificial (Bates, 2019). Com base nos relatos orais dos alunos e professores participantes, as avaliações indicam uma receptividade positiva ao projeto e entusiasmo em relação ao uso do ChatGPT, reconhecendo seu potencial para melhorar a produtividade das reuniões, propor atividades lúdicas e auxiliar nas pesquisas relacionadas aos temas discutidos nas rodas de conversa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16985_TB4886_06102023090956.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YRIS ARAÚJO BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "YRIS BANDEIRA"
    "autor_email" => "yrisbandeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência que utiliza a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT ("Generative Pre-Trained Transformer") para a criação do projeto interdisciplinar Geocine, que aborda temas relacionados à geografia e ao cinema mundial. O projeto está em curso em 2023, com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de educação profissional no Estado do Ceará, sob a supervisão da autora, que é docente de Geografia na referida instituição. O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural baseada em inteligência artificial, lançada em novembro de 2022. Trata-se de um modelo de linguagem que gera textos e simula diálogos semelhantes aos humanos. Sua interface intuitiva e o potencial de respostas sofisticadas por meio de comandos (prompts) têm contribuído para o aumento significativo de usuários desde o seu lançamento. O objetivo deste trabalho foi explorar as possibilidades de utilização do ChatGPT na estruturação das etapas e atividades do projeto Geocine. O projeto consiste em reuniões semanais, com duração média de 50 minutos, realizadas no Laboratório de Informática da escola, envolvendo aproximadamente 20 alunos por encontro. Por meio de rodas de conversa, exposição de materiais audiovisuais e atividades lúdicas, estimula-se o protagonismo juvenil dos estudantes e seu interesse pelo cinema sob a perspectiva geográfica. Para embasar o trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre relatos de experiência (Macedo, 2016), educação e novas tecnologias (Morran; Masseto; Behrens, 2013) e inteligência artificial (Bates, 2019). Com base nos relatos orais dos alunos e professores participantes, as avaliações indicam uma receptividade positiva ao projeto e entusiasmo em relação ao uso do ChatGPT, reconhecendo seu potencial para melhorar a produtividade das reuniões, propor atividades lúdicas e auxiliar nas pesquisas relacionadas aos temas discutidos nas rodas de conversa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.