O presente trabalho traz resultados de uma experiência desenvolvida na sala de aula de um curso de licenciatura em Matemática acerca da Modelagem em Educação Matemática. O objetivo consiste em discutir de forma teórica e prática uma atividade de modelagem matemática tendo como temática o tempo de uso do smartphone pelos discentes. O desenvolvimento das atividades deu-se na disciplina de Tendências em Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior da Paraíba. Na oportunidade contamos a participação do docente e 8 discentes. Inicialmente foi feita uma discussão teórica sobre a Modelagem em Educação Matemática utilizando as concepções da Modelagem Matemática segundo Burak (1987, 1992, 1998 e 2004) e Bassanezi (2002). A partir disso, foram apresentadas algumas interpretações e apontamentos para a Educação Matemática de forma dialogada e coletiva entre o docente e os discentes. Toda essa discussão teórica serviu de base para o desenvolvimento de uma atividade prática tendo como proposta metodológica a Modelagem Matemática. Foram discutidos a possibilidade de vários temas possíveis de modelos matemáticos para a utilização na sala de aula de matemática com base no cotidiano dos alunos. Na oportunidade o tema escolhidos pelos professores de matemática em formação inicial foi o tempo gasta com o uso diário/semanal com o smartphone. As investigações levaram a uma modelagem matemática envolvendo a temática como uma proposta metodológica trazendo observações para os discentes enquanto alunos e ao mesmo tempo como poderiam estar desenvolvendo essa proposta enquanto futuros professores em suas respectivas salas de aulas. Diante disso, as discussões teóricos e práticas possibilitou aos discentes um contato mais próximo com a modelagem matemática como proposta metodológica e tendência da Educação Matemática, por meio de reflexões para a sua formação inicial e futura prática enquanto professoras e professores de matemática.