O presente trabalho apresenta algumas questões relacionadas à perspectiva inclusiva a partir da execução do projeto de extensão “Práticas educativas de nivelamento na alfabetização: trabalhando os diversos letramentos”, em um grupo de oito alunos do 4º ano de uma escola da rede pública estadual de Barbacena/MG. Tal projeto teve os seguintes objetivos: a) ter acesso ao levantamento das avaliações diagnósticas realizadas no retorno às aulas presenciais, para levantamento das situações de aprendizagem dos alunos; b) após o levantamento, apresentar uma proposta de nivelamento de aprendizagem a partir dos níveis de escrita diagnosticados, para que sejam realizadas atividades específicas de cada etapa (pré-silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábica-alfabética ), com intenção de avanço nos níveis, a partir das atividades propostas; c) realizar encontros com grupos de alunos, para recuperação, reforço e revisão de conteúdos, dentro dos níveis mais defasados de escrita e leitura; d) monitorar os resultados das práticas educativas realizadas, através de diário de bordo e registro nas fichas de protocolo. Como etapas do projeto, vislumbramos o ditado diagnóstico, o protocolo de leitura, as atividades elaboradas a partir da diagnose das habilidades de leitura e escrita, o acompanhamento contínuo do desenvolvimento na aprendizagem e a liberação do aluno após avaliação de nivelamento. No decorrer do projeto, percebemos situações que nos levaram a reconfigurações das atividades em decorrência de alunos com descoberta de necessidades educacionais especiais, por meio da observação das atividades executadas. Especificamente, um dos casos demonstrou mudança significativa após o diagnóstico de um neurologista e consequente tratamento clínico adequado, além das adaptações feitas no projeto. A criança em questão apresentou melhora no processo de ensino-aprendizagem, assim como os outros integrantes do grupo avançaram na aquisição de leitura e escrita.