Restaurante Literário: Ludicidade Literária desenvolvendo Linguagem na Educação Infantil Ivoni Soares Alves Patrícia Cilene Viegas P. Silva RESUMO Este resumo retrata nosso artigo de pesquisa-ação, permeado na proposta de restaurante literário que surgiu pela necessidade de promover momentos de incentivo a leitura e o gosto pelas artes, de forma lúdica. A grande experiência, ocorreu no Centro Infantil Governador José Agripino, na comunidade de Estivas, no Município de Extremoz, localizado no Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. A instituição escolar atende crianças na faixa etária de 03 anos a 05 anos e 11 meses, e nesse projeto literário, contamos com a participação de 06 turmas, nos turnos matutino e vespertino. A metodologia escolar esteve embasada num perspectiva sócio-interacionista, validando a ludicidade vivencial de um restaurante, mas desta feita, com letras, sílabas e palavras, acompanhados de imagens no cardápio apetitoso e prazeroso de visualizar. E para dialogar com essa prática pedagógica contamos com alguns autores como: Abramovich (1997), Bakhtin (1992), Friedmann (2013) e outros que compreendem a relevância literária infantil. Restaurante Literário: Ludicidade Literária desenvolvendo Linguagem na Educação Infantil é arte que nutre a leitura, imaginação e criatividade” surge como alternativa para rever, analisar e discutir as múltiplas linguagens nesse cenário contemporâneo em que vivem as novas gerações, comprovando através do estudo de caso, que a teoria por meio da experiência contribui para novas práticas. Mediante essa prática pedagógica de envolvimento com prazer e alegria, num mundo imaginário do conceito de restaurante foi possível perceber o engajamento dos participantes e a ampliação das competências da linguagem. Palavras-chave: Linguagem, Educação Infantil, Histórias Literárias, Prática Pedagógica.