Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DA MEMÓRIA: OS VERTEBRADOS E SUAS ADAPTAÇÕES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98567
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5173
    "inscrito_id" => 17638
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA: OS VERTEBRADOS E SUAS ADAPTAÇÕES."
    "resumo" => "O projeto foi aplicado na EREM João Monteiro de Melo, localizada em Belo Jardim - PE. Com o objetivo de reconhecer as principais características dos vertebrados e suas classificações. As habilidades utilizadas na atividade incluíam o reconhecimento da importância da classificação biológica, o uso dos critérios de classificação, a identificação dos grupos de seres vivos quanto às características morfofisiológicas e evolutivas, e a caracterização dos grupos de animais. A atividade foi dividida em quatro etapas. Na primeira etapa, os alunos foram apresentados aos conceitos de vertebrados, seguidos por uma explicação sobre o sagui-de-tufo-branco, um primata. Na segunda etapa, os alunos discutiram as características do sagui e relacionaram-nas com a reprodução do animal. Na terceira etapa, os alunos participaram de um jogo da memória com cartas que representavam diferentes animais vertebrados e suas características. Eles precisaram encontrar as cartas complementares com informações taxonômicas em vez de pares idênticos. Ao final do jogo, os alunos preencheram tabela com as informações dos animais encontrados. Na quarta etapa, foi realizada uma sistematização da atividade, onde os alunos compartilharam os pares de cartas formados e discutiram suas dificuldades e conhecimentos. Concluímos destacando que alguns alunos tinham pouco conhecimento sobre a diversidade de animais vertebrados, e que a atividade despertou interesse e participação. Aspectos positivos foram identificados, como a possibilidade de inclusão de produção de textos, criação de mural informativo entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17638_TB5173_19092023103548.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEYTON DE PAULA CABRAL DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "KLEYTON"
    "autor_email" => "kleytoncarvalho@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98567
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5173
    "inscrito_id" => 17638
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA: OS VERTEBRADOS E SUAS ADAPTAÇÕES."
    "resumo" => "O projeto foi aplicado na EREM João Monteiro de Melo, localizada em Belo Jardim - PE. Com o objetivo de reconhecer as principais características dos vertebrados e suas classificações. As habilidades utilizadas na atividade incluíam o reconhecimento da importância da classificação biológica, o uso dos critérios de classificação, a identificação dos grupos de seres vivos quanto às características morfofisiológicas e evolutivas, e a caracterização dos grupos de animais. A atividade foi dividida em quatro etapas. Na primeira etapa, os alunos foram apresentados aos conceitos de vertebrados, seguidos por uma explicação sobre o sagui-de-tufo-branco, um primata. Na segunda etapa, os alunos discutiram as características do sagui e relacionaram-nas com a reprodução do animal. Na terceira etapa, os alunos participaram de um jogo da memória com cartas que representavam diferentes animais vertebrados e suas características. Eles precisaram encontrar as cartas complementares com informações taxonômicas em vez de pares idênticos. Ao final do jogo, os alunos preencheram tabela com as informações dos animais encontrados. Na quarta etapa, foi realizada uma sistematização da atividade, onde os alunos compartilharam os pares de cartas formados e discutiram suas dificuldades e conhecimentos. Concluímos destacando que alguns alunos tinham pouco conhecimento sobre a diversidade de animais vertebrados, e que a atividade despertou interesse e participação. Aspectos positivos foram identificados, como a possibilidade de inclusão de produção de textos, criação de mural informativo entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17638_TB5173_19092023103548.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEYTON DE PAULA CABRAL DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "KLEYTON"
    "autor_email" => "kleytoncarvalho@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O projeto foi aplicado na EREM João Monteiro de Melo, localizada em Belo Jardim - PE. Com o objetivo de reconhecer as principais características dos vertebrados e suas classificações. As habilidades utilizadas na atividade incluíam o reconhecimento da importância da classificação biológica, o uso dos critérios de classificação, a identificação dos grupos de seres vivos quanto às características morfofisiológicas e evolutivas, e a caracterização dos grupos de animais. A atividade foi dividida em quatro etapas. Na primeira etapa, os alunos foram apresentados aos conceitos de vertebrados, seguidos por uma explicação sobre o sagui-de-tufo-branco, um primata. Na segunda etapa, os alunos discutiram as características do sagui e relacionaram-nas com a reprodução do animal. Na terceira etapa, os alunos participaram de um jogo da memória com cartas que representavam diferentes animais vertebrados e suas características. Eles precisaram encontrar as cartas complementares com informações taxonômicas em vez de pares idênticos. Ao final do jogo, os alunos preencheram tabela com as informações dos animais encontrados. Na quarta etapa, foi realizada uma sistematização da atividade, onde os alunos compartilharam os pares de cartas formados e discutiram suas dificuldades e conhecimentos. Concluímos destacando que alguns alunos tinham pouco conhecimento sobre a diversidade de animais vertebrados, e que a atividade despertou interesse e participação. Aspectos positivos foram identificados, como a possibilidade de inclusão de produção de textos, criação de mural informativo entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.