Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS E VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: O PAPEL DOS CÍRCULOS RESTAURATIVOS NA PROMOÇÃO DA PAZ.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100519
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7762
    "inscrito_id" => 4812
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS E VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: O PAPEL DOS CÍRCULOS RESTAURATIVOS NA PROMOÇÃO DA PAZ."
    "resumo" => "O ambiente escolar pressupõe uma pluralidade de agentes dotados de vivências, personalidades, crenças, estilos e valores diferentes. Como consequência desta pluralidade, os níveis de socialização e aprendizagem desses agentes podem ser ameaçados pela má gestão dos conflitos oriundos desta convivência. O presente trabalho visa analisar a importância de políticas públicas voltadas à formação de mediadores no ambiente escolar como forma de prevenir e gerir as situações de conflito nas escolas. Através de pesquisa qualitativa, foram levantados dados bibliográficos sobre os índices de violência nas escolas e a importância da instauração de Círculos Restaurativos como núcleos de mediação de conflitos e promoção da paz, bem como análise dos protocolos de combate à violência adotados pelas instituições de ensino frente aos recentes ataques sofridos no primeiro semestre de 2023. A partir da aplicação da abordagem dos círculos restaurativos, o resultado é de que a comunidade escolar passa a intervir positivamente em situações de conflito, reestabelecendo a segurança e a dignidade das vítimas de violência através de uma comunicação assertiva, escuta ativa e do poder do diálogo. Considerando que a adoção de políticas de combate a violência requer a formação de agentes mediadores, a discussão da gestão escolar democrática é trazida ao cerne da questão, uma vez que ela se torna mola propulsora de concretização deste feito, a partir do empoderamento dos membros escolares no combate à violência e na busca pela promoção da paz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4812_TB7762_20062023235945.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA PINTO SECUNDO"
    "autor_nome_curto" => "ANA SECUNDO"
    "autor_email" => "123amoportugues@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100519
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7762
    "inscrito_id" => 4812
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS E VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: O PAPEL DOS CÍRCULOS RESTAURATIVOS NA PROMOÇÃO DA PAZ."
    "resumo" => "O ambiente escolar pressupõe uma pluralidade de agentes dotados de vivências, personalidades, crenças, estilos e valores diferentes. Como consequência desta pluralidade, os níveis de socialização e aprendizagem desses agentes podem ser ameaçados pela má gestão dos conflitos oriundos desta convivência. O presente trabalho visa analisar a importância de políticas públicas voltadas à formação de mediadores no ambiente escolar como forma de prevenir e gerir as situações de conflito nas escolas. Através de pesquisa qualitativa, foram levantados dados bibliográficos sobre os índices de violência nas escolas e a importância da instauração de Círculos Restaurativos como núcleos de mediação de conflitos e promoção da paz, bem como análise dos protocolos de combate à violência adotados pelas instituições de ensino frente aos recentes ataques sofridos no primeiro semestre de 2023. A partir da aplicação da abordagem dos círculos restaurativos, o resultado é de que a comunidade escolar passa a intervir positivamente em situações de conflito, reestabelecendo a segurança e a dignidade das vítimas de violência através de uma comunicação assertiva, escuta ativa e do poder do diálogo. Considerando que a adoção de políticas de combate a violência requer a formação de agentes mediadores, a discussão da gestão escolar democrática é trazida ao cerne da questão, uma vez que ela se torna mola propulsora de concretização deste feito, a partir do empoderamento dos membros escolares no combate à violência e na busca pela promoção da paz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4812_TB7762_20062023235945.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA PINTO SECUNDO"
    "autor_nome_curto" => "ANA SECUNDO"
    "autor_email" => "123amoportugues@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ambiente escolar pressupõe uma pluralidade de agentes dotados de vivências, personalidades, crenças, estilos e valores diferentes. Como consequência desta pluralidade, os níveis de socialização e aprendizagem desses agentes podem ser ameaçados pela má gestão dos conflitos oriundos desta convivência. O presente trabalho visa analisar a importância de políticas públicas voltadas à formação de mediadores no ambiente escolar como forma de prevenir e gerir as situações de conflito nas escolas. Através de pesquisa qualitativa, foram levantados dados bibliográficos sobre os índices de violência nas escolas e a importância da instauração de Círculos Restaurativos como núcleos de mediação de conflitos e promoção da paz, bem como análise dos protocolos de combate à violência adotados pelas instituições de ensino frente aos recentes ataques sofridos no primeiro semestre de 2023. A partir da aplicação da abordagem dos círculos restaurativos, o resultado é de que a comunidade escolar passa a intervir positivamente em situações de conflito, reestabelecendo a segurança e a dignidade das vítimas de violência através de uma comunicação assertiva, escuta ativa e do poder do diálogo. Considerando que a adoção de políticas de combate a violência requer a formação de agentes mediadores, a discussão da gestão escolar democrática é trazida ao cerne da questão, uma vez que ela se torna mola propulsora de concretização deste feito, a partir do empoderamento dos membros escolares no combate à violência e na busca pela promoção da paz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.