Atualmente, entende-se que a Educação Ambiental possui grande importância para o desenvolvimento cognitivo e social do/a estudante, uma vez que, desde muito cedo, as crianças aprendem primeiro a ter autocuidado com o corpo e com a saúde e, em seguida, são sensibilizadas sobre a importância do Meio Ambiente ao seu redor. Com isso, ter o entendimento sobre a preservação ambiental, ainda na infância, pode possibilitar o enfrentamento da desinformação, que muitos adultos possuem em pleno século XXI. Diante disso, é fundamental o ajuste das leis que abordam a importância dessa temática no âmbito educacional, pois muitas escolas não tratam esse assunto, de forma sistematizada, em sala de aula. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é compreender a influência da Educação Ambiental no desenvolvimento social de crianças matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia possibilita entender que o estudo possui caráter qualitativo, visando entender os processos educacionais das crianças em relação ao Meio Ambiente e às leis que regem os aspectos e determinações relacionados a essa temática. Dessa forma, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca de trabalhos que dialogam sobre Educação Ambiental e desenvolvimento/aprendizagem de estudantes na etapa inicial de seus estudos, buscando amparo em autores/as que trabalham esse mesmo assunto, a fim de embasar a pesquisa. Esse estudo possibilitou compreender a necessidade de abordar questões ambientais na educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, contribuindo para a sensibilização da preservação e a efetivação do direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado para as futuras gerações.