PIBID – DIVERSIDADE: CONSTRUINDO UM ENSINO DE GEOGRAFIA CONTEXTUALIZADO NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9856 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 1091 "titulo" => "PIBID – DIVERSIDADE: CONSTRUINDO UM ENSINO DE GEOGRAFIA CONTEXTUALIZADO NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO" "resumo" => "Este trabalho apresenta os caminhos na construção de um ensino de Geografia contextualizado nas escolas do campo do Semiárido Paraibano, através da implantação de um subprojeto – Ciências que está inserido no projeto institucional PIBID - Diversidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais, o qual tem por objetivo incentivar o ensino de Geografia contextualizado, como também incentivar a formação de professores para atuarem na educação básica nas escolas do campo do Semiárido Paraibano. O subprojeto se aporta dos pressupostos teóricos e metodológicos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação, o mesmo está sendo executado nos municípios de Sumé e Amparo, localizados na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. A partir das ações que estão sendo desenvolvidas no caminhar do subprojeto, pretendemos criar uma proposta de ensino de Geografia contextualizado para as escolas do campo no Semiárido Paraibano. Para a criação desta proposta, julgamos necessário, alcançarmos alguns objetivos mais específicos que seriam: identificar nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores pesquisados propostas consolidadas na escola, ancoradas na realidade e nas práticas dos povos do campo do Semiárido Paraibano, com metodologias, conteúdos, currículo e estrutura apropriados à região, levando em conta suas potencialidades socioculturais, econômicas e ambientais. Acreditamos que tais objetivos a serem alcançados irão nos auxiliar na possível elaboração de uma proposta pedagógica visando ao ensino contextualizado de Geografia nas escolas do campo do Semiárido Paraibano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_32_21_idinscrito_1091_ef25b49e02e6250f28015355c0aad4bd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO CUSTODIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTODIO" "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9856 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 1091 "titulo" => "PIBID – DIVERSIDADE: CONSTRUINDO UM ENSINO DE GEOGRAFIA CONTEXTUALIZADO NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO" "resumo" => "Este trabalho apresenta os caminhos na construção de um ensino de Geografia contextualizado nas escolas do campo do Semiárido Paraibano, através da implantação de um subprojeto – Ciências que está inserido no projeto institucional PIBID - Diversidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais, o qual tem por objetivo incentivar o ensino de Geografia contextualizado, como também incentivar a formação de professores para atuarem na educação básica nas escolas do campo do Semiárido Paraibano. O subprojeto se aporta dos pressupostos teóricos e metodológicos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação, o mesmo está sendo executado nos municípios de Sumé e Amparo, localizados na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. A partir das ações que estão sendo desenvolvidas no caminhar do subprojeto, pretendemos criar uma proposta de ensino de Geografia contextualizado para as escolas do campo no Semiárido Paraibano. Para a criação desta proposta, julgamos necessário, alcançarmos alguns objetivos mais específicos que seriam: identificar nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores pesquisados propostas consolidadas na escola, ancoradas na realidade e nas práticas dos povos do campo do Semiárido Paraibano, com metodologias, conteúdos, currículo e estrutura apropriados à região, levando em conta suas potencialidades socioculturais, econômicas e ambientais. Acreditamos que tais objetivos a serem alcançados irão nos auxiliar na possível elaboração de uma proposta pedagógica visando ao ensino contextualizado de Geografia nas escolas do campo do Semiárido Paraibano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_32_21_idinscrito_1091_ef25b49e02e6250f28015355c0aad4bd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO CUSTODIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTODIO" "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }