Este trabalho tem como finalidade mostrar as contribuições do sujeito pesquisador para a construção de sentidos nas aulas de leitura a partir do texto imagético, tendo como público uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II. Nesse sentido, como embasamento teórico utilizamos as contribuições da Análise do Discurso de linha francesa, a partir dos estudos de Orlandi (2008), Coracini (1995), Fiorin (1988), Foucault (1970; 1979), dentre outros. O corpus de nossa análise é constituído por transcrições das aulas gravadas em áudio e das atividades de leitura desenvolvidas numa escola pública da cidade de Monteiro-PB. Esta pesquisa foi desenvolvida através das aulas ministradas pelo sujeito pesquisador no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para realização deste trabalho, selecionamos as atividades de leitura através do texto imagético, na qual os discentes puderam expor a leitura de diferentes gêneros, que utilizavam as imagens como um recurso para a produção de sentidos. Partimos da premissa de que a leitura deve tornar o aluno um sujeito crítico, desenvolvendo um olhar para além do explícito, tornando-o um produtor de sentidos apoiando-se na materialidade linguística e nas condições de produção, estabelecendo sentidos para o que lê. Desse modo, o nosso trabalho nas aulas de leitura buscou possibilitar a participação dos alunos, conduzindo-os a expressar os diferentes pontos de vista. Pensando assim, propusemos que os alunos construíssem diferentes sentidos, questionando as vontades de verdade que circulam no seu meio social.