Nossa proposta com este artigo é discutir, sobre a formação de professor, a partir de relato de experiência em um projeto de extensão, cujo foco seja a formação docente. Nele discutiremos sobre nossa vivência na monitoria de um Curso de Extensão intitulado “Práticas Educativas: saberes, linguagens e tecnologias” em que participamos na condição de monitora. Falar sobre a formação docente a partir da experiência em monitoria é abordar uma questão fundamental no contexto educacional, inicialmente, perceber a monitoria como lugar de aprendizagem e também de discutir sobre a importância de cursos de formação continuada e suas contribuições na construção da docência. Trabalhamos a partir dos estudos de DIAS (2007) e RAMALHO (2007) para discutirmos sobre formação docente e o papel da monitoria. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de reflexões sobre a importância de cursos de formação docente e como a monitoria nestes cursos torna-se um espaço de aprendizagem das questões relativas à educação. Consideramos a monitoria em projetos de extensão de fundamental importância na aprendizagem e formação docente de graduandos, pois permite a aprendizagem de múltiplas questões relativas à educação.