BUSCANDO INCENTIVO A LEITURA ATRAVÉS DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9749 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "BUSCANDO INCENTIVO A LEITURA ATRAVÉS DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "O presente trabalho é de natureza bibliográfica tem por objetivo analisar o uso dos gêneros textuais objetivando o despertar pelo gosto da leitura nos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Dentro desta perspectiva, traçou-se como objetivo geral “analisar o uso dos gêneros textuais nas séries finais do ensino fundamental e suas contribuições no processo de incentivo a leitura”. Atualmente, temos vivenciado um momento em que a maioria dos alunos demonstra um grande desinteresse por atividades de leitura e escrita. Para reverter esse quadro, é preciso que o professor se insira nas atividades escolares um meio que possibilite o despertar no aluno para o ato da leitura. Villard (1999) sugere que se devem seguir três etapas para se trabalhar um texto: “atividades preliminares”, “atividades com o texto” e “atividades complementares”. Então, o professor deve utilizar leituras que despertem a curiosidade do aluno, e uma forma de encontrar essa leituras é a utilização do vários gêneros textuais, para que o aluno se identifique com o encantamento que cada leitura transmite ao leitor. A leitura é a chave para o processo de escolarização, por esta razão enfatiza-se tanto a necessidade do aprendizado da leitura na escola. A leitura é concebida como uma forma de atribuição contínua de significados, os quais precisam ser desvelados pela compreensão do Ser Humano, pela sua subjetividade. Cada ser lê o mundo a partir de suas vivências e assim passa a ter suas reflexões através de sua própria existência humana. É evidente que não apenas a escola é responsável pela tarefa de provocar no aluno o gosto pela leitura, mas a família deve ser um grande aliado nesse desafio. Neste contexto, os gêneros textuais podem contribuir significativamente para a reversão desse quadro, dependendo da forma como tais gêneros sejam trabalhados pelo professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_10_2014_07_09_49_idinscrito_1046_c65e7e7016b625bf9a2153ad43fcd7a5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALVARO CARVALHO DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALVARO DIAS" "autor_email" => "alvarocds@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UAA - UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE ASUNCIÓN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9749 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "BUSCANDO INCENTIVO A LEITURA ATRAVÉS DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "O presente trabalho é de natureza bibliográfica tem por objetivo analisar o uso dos gêneros textuais objetivando o despertar pelo gosto da leitura nos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Dentro desta perspectiva, traçou-se como objetivo geral “analisar o uso dos gêneros textuais nas séries finais do ensino fundamental e suas contribuições no processo de incentivo a leitura”. Atualmente, temos vivenciado um momento em que a maioria dos alunos demonstra um grande desinteresse por atividades de leitura e escrita. Para reverter esse quadro, é preciso que o professor se insira nas atividades escolares um meio que possibilite o despertar no aluno para o ato da leitura. Villard (1999) sugere que se devem seguir três etapas para se trabalhar um texto: “atividades preliminares”, “atividades com o texto” e “atividades complementares”. Então, o professor deve utilizar leituras que despertem a curiosidade do aluno, e uma forma de encontrar essa leituras é a utilização do vários gêneros textuais, para que o aluno se identifique com o encantamento que cada leitura transmite ao leitor. A leitura é a chave para o processo de escolarização, por esta razão enfatiza-se tanto a necessidade do aprendizado da leitura na escola. A leitura é concebida como uma forma de atribuição contínua de significados, os quais precisam ser desvelados pela compreensão do Ser Humano, pela sua subjetividade. Cada ser lê o mundo a partir de suas vivências e assim passa a ter suas reflexões através de sua própria existência humana. É evidente que não apenas a escola é responsável pela tarefa de provocar no aluno o gosto pela leitura, mas a família deve ser um grande aliado nesse desafio. Neste contexto, os gêneros textuais podem contribuir significativamente para a reversão desse quadro, dependendo da forma como tais gêneros sejam trabalhados pelo professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_10_2014_07_09_49_idinscrito_1046_c65e7e7016b625bf9a2153ad43fcd7a5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALVARO CARVALHO DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALVARO DIAS" "autor_email" => "alvarocds@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UAA - UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE ASUNCIÓN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }