O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da formação inicial de professores que atuam com o foco no processo de apropriação da linguagem oral e escrita. Com isso, esta pesquisa de campo, realiza a observação das experiências obtidas por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como escola campo de atuação a Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), a partir disso, as vivências são complementadas e relacionadas com o referencial teórico. A base teórica que embasa as formações e atuação no ambiente da escola campo, parte da pedagogia Freinetiana, que tem como foco garantir o respeito à subjetividade do discente a partir de suas práticas pedagógicas propostas, além disso, procura-se evidenciar a perspectiva de alfabetização como um processo discursivo. As presentes análises fundamentam-se nas pesquisas realizadas por Lima (2022), Smolka (2013) e Arena e Resende (2022). Concluiu-se que o Projeto de Residência Pedagógica possui um papel crucial na aproximação do graduando com seu campo de atuação, o que demonstra a importância e a relevância de projetos como esse na formação inicial de professores alfabetizadores, além disso, está de acordo com os objetivos da graduação de pedagogia, frisados no Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da UFPA, dessa forma, as pesquisas e práticas aplicadas são essenciais para a futura ação profissional dos residentes que vem sendo qualificada a partir do PRP, por isso, se tornam cruciais implementações de mais projetos focados em alfabetização para que mais acadêmicos possam aperfeiçoar suas futuras práticas nos processos de aquisição da leitura e escrita.