RESUMO A Educação Inclusiva emergiu do anseio dos movimentos organizados que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência, o que inclui a educação em ambientes institucionais em todos os níveis de ensino. O artigo tem como objetivo analisar pesquisas de pós-graduação presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tematizam a Educação Inclusiva no Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva em que buscou-se publicações do período 2012 a 2021, cujos procedimentos técnicos configuram-se como bibliográfica, no escopo do Estado do Conhecimento. Com a utilização dos descritores “Políticas Públicas” AND “Educação Inclusiva” AND “Ensino Superior” encontrou-se 147 teses e dissertações. Após o refinamento, foram selecionamos 10 publicações que se enquadraram no objetivo da pesquisa, sendo 01 tese e 09 dissertações. Para auxiliar nas análises utilizou-se o software IRaMuTeQ, que permitiu o processamento dos dados, a partir dos resumos das produções acadêmicas e a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que as pesquisas envolvendo estudantes com deficiência no ensino superior abordam a importância das ações desenvolvidas pelas Universidades por meio dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão – NAI, para que aconteça a inclusão. Os estudos indicaram que as produções acadêmicas retratam a perspectiva de estudantes, professores e gestores em relação as Políticas Públicas Inclusivas em suas instituições. Conclui-se que é necessário formação, sensibilização e envolvimento dos professores no processo de inclusão. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino Superior, Teses e Dissertações.