O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura. A residência acontece durante a graduação ou curso de formação pedagógica, e perpassa desde a experiência em sala de aula até aclimatação ao ambiente escolar e atividades de avaliação. Além de enriquecer o currículo, é uma ótima oportunidade de vivenciar a profissão na prática, antes mesmo de conquistar o diploma. Este presente trabalho teve como objetivo relatar as experiências dos residentes dentro da Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, realizando questionário qualitativo para os residentes, coletando informações sobre a experiência da vivência em sala de aula. Para tanto, são apresentadas as trajetórias que marcaram a construção dos conhecimentos práticos de dez residentes pedagógicos, sendo elas analisadas e discutidas no decorrer do artigo. Desta perspectiva, o desenvolvimento profissional é explicado através dos processos relatados dos licenciandos sobre os desafios que o pioneirismo nesse programa proporcionou diante da vivência da prática pedagógica. Através da singularidade e da complexidade que caracterizam o fenômeno educativo, acredita-se que projetos dessa natureza possam contribuir para ampliar as possibilidades e discussões mais concretas para a inserção mais ativa das práticas que se formam profissionais mais comprometidos e conhecedores das dinâmicas educacionais.