Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS COM TEA: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se enquadra dentro dos considerados Transtornos do Neurodesenvolvimento, ou seja, suas características comportamentais são afetadas em relação à estima, às habilidades sociais e à inabilidade no uso da linguagem ao se comunicar. Um fator a ser considerado é que esses déficits no desenvolvimento acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional, causando um atraso nas funcionalidades em relação a expectativa de atingir os marcos de desenvolvimentos esperados para cada idade, principalmente na primeira infância (DSM-5, 2014). Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi compreender como se consolida a capacitação de profissionais docentes, abrangendo dimensões teórico-práticas em relação ao aluno com Transtorno do Espectro Autista. Para isso, por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas de cunho bibliográfico com ênfase na referida temática. Como resultados, observou-se que a formação docente, nas teorias e práticas, é o que capacita o professor para melhores resultados na aquisição cognitiva e no desenvolvimento comportamental do aluno, promovendo então uma consolidação da aquisição do conhecimento no sistema de aprendizagem significativa. Essas evidências subsidiam ainda a reflexão de que a sala de aula também é um espaço potencializador da formação que o professor precisa ter para lidar com alunos neuro divergentes, que aqui são representados pelo TEA. Portanto, podemos inferir que o professor precisa ter o conhecimento teórico e, sobretudo prático, que dará o suporte pedagógico ao processo de aprendizagem significativa do aluno autista, levando em consideração que a busca pela formação continuada em relação à inclusão é fator primordial para resultados positivos. Contudo, vale lembrar que não há uma receita para que tudo isso ocorra, sendo imprescindível avaliar o contexto social e comportamental que a criança está inserida.

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