O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas empregadas no processo de desenvolvimento das aptidões musicais e como o professor de música, regente, da banda marcial trabalha para desenvolver a educação musical com seus alunos, estes questionamentos são advindos de experiências dos nossos anos iniciais no aprendizado musical, o qual primariamente partiu da banda marcial. A pesquisa se desenvolveu na Banda Marcial José Paulo de França da Escola Cidadã Técnica José Paulo de França no município de Mari no Estado da Paraíba e contou com uma abordagem qualitativa e a metodologia aplicada será o estudo de caso com procedimentos que consistirão em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que buscará analisar, verificar, interpretar, discutir e ponderar os dados relativos ao estudo do presente trabalho e se utilizará da observação, estudos bibliográficos, entrevistas e/ou questionários para adquirir os atributos necessários do universo pesquisado e tomando a banda marcial como ferramenta pedagógica multidisciplinar. Expondo algumas abordagens da pedagogia musical e as confrontando com as empregadas no contexto das bandas marciais. Este procedimento proporcional de forma ampla que a banda marcial não só é um veículo de socialização, inclusão social, mas sobre tudo uma importante ferramenta pedagógica no âmbito escolar na educação básica.