Este trabalho é resultado de um levantamento inicial nas escolas públicas de Parintins sobre a relação do currículo escolar e o festival folclórico de Parintins, cidade da região norte no Amazonas, local do maior espetáculo a céu aberto que apresenta a disputa dos bois bumbás Caprichoso e Garantido. Este surgiu a partir da necessidade de abordar a festa folclórica e a valorização desta no currículo do educandário, haja vista que o festival de Parintins é conhecido mundialmente tornando uma forte cultura da cidade. Nossa coleta de dados busca discutir como as escolas entrelaçam essa cultura na vida escolar dos estudantes em termos de componentes curriculares e conteúdos programáticos. Os dados iniciais apresentam que as escolas não fazem uso diretamente do festival folclórico para fins de aprendizagens escolar, tendo como um dos motivos a forte presença religiosa da gestão da escola, todavia, algumas escolas realizam a sua festa folclórica onde envolvem as quadrilhas e estudo das lendas e parlendas em sala de aula como forma de integrar o festival folclórico na vida escolar além de outras danças e dos diversos bois-bumbás. Essa pesquisa é de cunho qualitativo com base em estudos em Arroyo (2011), Costa (2001), Lopes e Macedo (2011), Lopes e Oliveira (2017) e Dutra (2019).