Este artigo apresenta um estudo observacional que investiga o processo de assimilação da língua portuguesa por crianças de 7 e 9 anos de idade. O objetivo da pesquisa é analisar as escolhas linguísticas das crianças em suas falas e na escrita, considerando a presença de derivações improprias em sua tentativa de expressar conceitos específicos, o uso de plurais irregulares, a utilização incorreta de verbos irregulares e dos pronomes indefinidos com concordância inadequada. Para isso, foram realizadas observações das crianças em contextos naturais, coletando suas falas espontâneas em situações cotidianas e analisando sua produção escrita. Os dados foram transcritos e analisados qualitativamente, identificando os padrões linguísticos e as associações entre palavras e conceitos. Os resultados revelam que a criança de 7 anos apresenta mais escolhas linguísticas e associações literais, enquanto a criança de 9 anos demonstra maior domínio da língua portuguesa, utilizando as formas adequadas na oralidade, mas apresenta escolhas linguísticas inadequadas na escrita. Ambas as crianças fazem associações a padrões, evidenciando estratégias cognitivas na construção de significados. Conclui-se que o processo de assimilação da língua é influenciado pelo estágio de desenvolvimento linguístico e pela experiência com a língua alvo. Este estudo contribui para a compreensão do desenvolvimento da linguagem em crianças em fase de aquisição da língua portuguesa.